LUANA CIECELSKI
[email protected]
Emily Ferreira, uma menina de 11 anos moradora do bairro Bom Jesus, tem como sonho ser uma delegada. Ela chegou a essa conclusão depois que conheceu a polícia. Como isso aconteceu? Através do Pelotão Mirim da Brigada Militar da qual faz parte há três anos. Decidiu isso porque aprendeu o respeito às pessoas, como ela mesma conta, e porque gostaria de, ela mesma ajudar as pessoas a serem mais respeitadas no futuro.

Emily faz parte de um grupo de cerca de 130 crianças com idades entre 10 e 12 anos, dos bairros Bom Jesus, Progresso e Santa Vitória que atualmente compõe o Batalhão Mirim da Brigada Militar em Santa Cruz do Sul. E na tarde de ontem, 29 de março, todos eles estiveram reunidos na Praça Bom Jesus, no bairro Bom Jesus, para uma grande aula inaugural. O evento, também foi oportunidade para a polícia militar realizar a 1ª Operação Convivência em Harmonia de 2016.

Na praça, uma estrutura toda especial foi montada. A Escola de Chimarrão estava presente, os brinquedos infláveis do SESC também, os policiais montados a cavalo ofereciam passeios às crianças e por todos os lados circulavam brigadianos, e claro, moradores do entorno que foram até o local para tomar um chimarrão à sombra das barracas do exército ou para fotografar os pequenos que chegavam enfileirados e fardados seguindo os policiais instrutores.
Todos participaram de uma cerimônia de abertura de mais um ano de instruções com a polícia militar. A banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), que também estava presente, tocou o hino que todos acompanharam cantando e a própria Banda Marcial Mirim da Brigada Militar fez sua apresentação.
Resultados são o destaque
Durante os discursos do comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o Major Paulo Fernando Soares do Nascimento e do Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO-VRP), Tenente Coronel Valmir José dos Reis um dos grandes destaques foi a questão dos resultados já obtidos tanto com a Operação Convivência em Harmonia que está completando nove anos de existência, quanto das atividades realizadas diretamente com as crianças dos bairros atendidos.
Visando promover sempre uma interação entre civis e militares e uma aproximação como forma de combater o crime nas mais variadas idades, mas principalmente, ensinando às crianças desde pequenas sobre o que é certo e errado, a operação “tem visto as crianças dessa comunidade crescerem e com elas, tem visto também o bairro se desenvolver”, como relatou o Major Nascimento. “Parece que foi ontem que entramos nesse bairro, em 2007, na primeira Operação Convivência em Harmonia. Lembro que não foi tão amigável como é hoje. Lembro que as pessoas acharam que nós não conseguiríamos”, recorda.

Já para o Tenente Coronel Reis, o grande comprovante da mudança que está em andamento são os índices, que, como ele garante, também são um reflexo das atividades que a Brigada Militar (BM) vem realizando. Fazendo um balanço dos últimos dez anos, o número de homicídios aumentou, assim como o número de furtos de veículos. Porém o número de furtos em geral diminuiu, assim como o deu roubos, e o número de roubos de veículos se manteve estável.
“O número de homicídios subiu em 2013 e em 2014, mas isso ocorreu por causa dos criminosos de fora que enxergaram em Santa Cruz um bom local de comércio de drogas ilícitas, porque os daqui haviam sido presos ou mortos”, ele justifica. “Em 2015 esse número já foi menor”, complementa. Já o número de veículos furtados teria subido proporcionalmente ao aumento do número de carros e esse é um dos próximos índices que a BM pretende trabalhar. Como justificou Reis, “o trabalho está sendo feito aos poucos, e apesar das várias necessidades que Santa Cruz ainda tem a cidade também pode se considerar privilegiada em relação a outros municípios”.
Por esses motivos, de acordo com o major Nascimento, mesmo que em períodos de crise e limitações econômicas que também afetam o efetivo polícial, esse tipo de atividade comunitária e voltada para a educação não deverá ser encerrada. “É uma operação diferenciada. E esses momentos que temos aqui, como nessa tarde de sol, onde a praça enche de gente, são momentos diferenciados e importantes. A gente sempre vai querer manter isso. A gente sempre vai querer ver esses pais vindo até aqui pra fotografar suas crianças e pra conversar com nós. A gente sempre vai se sentir orgulhoso disso”.
Homicídio Furto de veículo Roubos Roubo de Veículo Furtos
2005 12 372 516 33 2422
2006 16 512 633 120 2311
2007 11 330 581 119 2176
2008 16 368 427 68 2254
2009 9 347 296 35 1973
2010 9 179 328 21 2040
2011 9 281 307 20 2088
2012 15 338 264 17 1967
2013 27 273 330 15 2106
2014 29 317 345 25 2396
2015 20 643 448 36 1811
2016 26














