Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação / Killy Freitas
Canção “Café Frio” gravada na capital uruguaia fará parte
do próximo disco do músico santa-cruzense
Após gravar e lançar o disco intitulado “D’Alma” – indicado ao Prêmio Açorianos de Música (maior prêmio de reconhecimento da música do RS) no ano de 2011, em duas categorias: compositor instrumental e revelação – e partir para uma turnê que teve passagem pela Espanha em 2012, o músico santa-cruzense Killy Freitas prepara as, já adiantadas, gravações do seu segundo disco, ainda de nome indefinido, com uma grande presença: Antônio Skármeta.
A participação do escritor chileno, que já tem música gravada com inúmeros artistas, entre eles o cantor e compositor brasileiro Toquinho, se dá através das composições das letras para o disco. Killy conversou o Riovale Jornal e contou como surgiu essa parceria: “Foi se concretizando com o passar do tempo. Conheci ele na Feira do Livro em Santa Cruz no ano passado, onde foi patrono. Ficamos amigos e finalizamos uma música antes dele ir embora pra casa. Seguimos nos falando por e-mail e até por telefone para finalizaruma outra música que já estava em andamento.”
Diferente do primeiro CD, que é instrumental, o segundo, que contém as letras compostas por Skármeta, é todo cantando – algumas em espanhol e outras traduzidas para o português – em sua maioria por Killy, mas com várias participações ao longo das 10 músicas que farão parte do disco.
Uma das músicas, chamada “Café Frio”, foi gravada em Montevidéu, no Uruguai, dia 14 de junho e, segundo Killy, foi uma experiência extremamente gratificante: “Foi no IO Estúdios. Gravei com técnicos de som que trabalham com grandes personalidades da música uruguaia. Fui gravar em Montevidéu por minha iniciativa e contatos de amigos músicos que gravaram no Uruguai. Achei interessante buscar um novo olhar e uma nova sonoridade. Estou também gravando em Porto Alegre e aqui em Santa Cruz”.
Divulgação/Killy Freitas
Killy Freitas gravou no último dia 14 de junho a música “Café Frio”,
no IO Estúdios em Montevidéu
De acordo com o músico, das 10 faixas que entrarão no disco, 9 estão finalizadas e compostas, e 5 já gravadas. Na sequência da produção do CD, Killy irá se encontrar com Antônio Skármeta em Santiago no Chile no mês de setembro, onde pretendem gravar mais uma música. Os estilos dos sons, segundo ele, são variados: “Vai ter várias vertentes nesse trabalho. Entre bossas e milongas, ritmos regionais, com uma pitada de jazz, tudo isso com várias participações de músicos do cenário do Rio Grande do Sulcomo a Bianca Obino, cantora de Porto Alegre que já gravou duas músicas, uma em espanhol e outra em português, e o cantor Victor Hugo, radicado em Porto Alegre, que vai cantar uma música.”
O lançamento do disco, previsto para 2014, é motivo de alegria por parte de Killy, que o trata como algo marcante em sua vida: “Está sendo uma honra pra mim, ainda mais se tratando de um nome como Antônio Skármeta. Certamente esse acontecimento vai ser algo marcante em minha vida. Antonio está muito empolgado com esse projeto também e está gostando muito das músicas. Isso me deixa muito feliz e me dá energia para trabalhar. Só acredito em um bom trabalho com dedicação e empenho”.
Ficamos na espera de mais um novo ótimo trabalho por parte do músico santa-cruzense.
Divulgação / Killy Freitas
Disco ainda terá gravação em Santiago no Chile, onde Killy
irá se encontrar com Antônio Skármeta em setembro














