Ricardo Gais
[email protected]
Ocorreu na manhã do dia 17 de fevereiro, às 9 horas, no Pátio Duque de Caxias, que fica dentro do 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB), a solenidade de Incorporação dos novos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Ao todo, são vinte jovens que iniciarão uma jornada de aprendizado em busca da formação de Aspirante-a-Oficial.
Na primeira parte da solenidade os alunos fizeram a entrada simbólica no Portão das Armas do Batalhão. Em seguida, participaram pela primeira vez da formatura do 7º BIB. Logo após o término da solenidade, houve uma aula inaugural ministrada pelo Tenente Coronel Fernando Barcellos da Rosa, Comandante do Batalhão. Durante a cerimonia estiveram presentes autoridades civis e militares, familiares e convidados dos alunos.
Para o jovem Bachmann, que se integrou ao grupo dos novos alunos, “será um ano de muitos desafios e aprendizados, frente a esse inicio de ano que vai ser muito bom, e espero que lá no final do ano de tudo certo”, comentou. Para Bachmann, este curso da NPOR passou a ser um objetivo para sua vida e está contente em poder estar realizando-o, “tenho outros objetivos também, que estão vinculados a este, e considero esse um primeiro passo, de algo muito maior que está por vir”, finalizou.
O Tenente Coronel Fernando Barcellos da Rosa, que também é diretor de Ensino do 7º BIB, comentou sobre o curso deste ano. “É um serviço militar diferenciado e eles (alunos) vão cursar o curso de formação de Oficiais da Reserva e será um ano de muitas instruções como na parte cognitiva quanto na parte afetiva de valores físicos e morais e, outros valores que nós vamos passar para que no final do ano, tenham condições de estar aptos frente a seus homens e pelotões, que possivelmente vão comandar quando se formarem aqui na NPOR”, comentou.
Fernando ainda frisa sobre assumir o comando da unidade aqui em Santa Cruz do Sul, “é um grande desafio assumir o comando de uma unidade tão importante para o exército aqui na região e soma-se a isso, a existência de um núcleo de preparação para Oficiais da Reserva, que é um estabelecimento de ensino dentro do Batalhão de Infantaria. Aqui nós temos duas linhas bem distintas, a de preparação de prontidão em defesa da pátria e também a linha de ensino do exercito que é o nosso desafio, que começa no dia de hoje, com a incorporação desses novos alunos”, disse.
O Ten Cel Fernando salientou sobre o serviço militar diferenciado realizado, que será cursado pelos novos alunos no 7º BIB, permanecendo até o início do mês de dezembro. O curso dura em torno de dez meses, há contar do dia 17. “Ao final desses meses, no ano seguinte em 2021, boa parte dos alunos retornarão para fazer mais um estagio de preparação, para aqueles que pretendem conseguir vagas para Oficiais de Carreira, e podem ser chamados para servir o Comandante de Pelotão”, finalizou.
O Núcleo de Preparação de Oficias da Reserva do 7º BIB iniciou a formação de sua oitava turma em Santa Cruz do Sul. Ao final do curso, os futuros Aspirantes-a-Oficial, que são de diferentes regiões do Estado como de Rio Pardo, Santa Maria, Santiago, Bagé, Porto Alegre, e os alunos naturais de Santa Cruz, poderão ser convocados para o Estágio de Instrução e de Preparação para Oficiais Temporários (EIPOT). O estágio terá duração de aproximadamente quatro meses, e mediante a abertura de vagas em diversas Organizações Militares do Brasil, os futuros Aspirantes-a-Oficial serão convocados para o serviço ativo pelo período de oito anos. Após este período, os oficiais passarão a compor a Reserva Mobilizável do Exercito Brasileiro.














