Início Rural Nuvem de gafanhotos está a 90 km da fronteira gaúcha

Nuvem de gafanhotos está a 90 km da fronteira gaúcha

Divulgação

A mudança na direção do vento, fez com que os gafanhotos voassem cerca de 10 quilômetros e com isso os insetos se aproximam da fronteira gaúcha. Os gafanhotos nesta quinta-feira, 23, estão na Argentina a 90 quilômetros da fronteira com o Brasil. No Rio Grande do Sul a cidade mais próxima dos insetos é Barra do Quaraí, a 96 quilômetros, sendo esse o ponto mais próximo que os gafanhotos chegaram do estado.

Técnicos do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) durante a manhã de hoje aplicaram inseticidas, por via terrestre, na cidade de Federacion, na Argentina. Imagens feitas do lado argentino mostram a nuvem de gafanhotos se alimentando em uma lavoura. Os gafanhotos comem plantas e dão preferência para folhas bem verdes, principalmente milho, trilho, soja e pastagens para o gado.

A nuvem que ameaça chegar ao Brasil é 10 vezes maior que a da última vez que continha cerca de 40 milhões de gafanhotos com um potencial de destruição nas lavouras. De acordo com pesquisadores, a única maneira capaz de combater um ataque de gafanhotos é através da aplicação de inseticidas.

O plano de combate aos insetos pode contar até, caso necessário, com cerca de 400 aviões para aplicar o agrotóxico contra a nuvem. Cerca de 70 aeronaves, usadas para aplicação de inseticidas, já estão prontas para uso. A Secretaria de Agricultura do estado quer começar esse trabalho antes dos insetos chegarem em solo gaúcho. O Ministério da Agricultura repassou R$ 600 mil para compra de inseticidas e de combustível para as aeronaves. (Com informações do portal G1).