Início Geral O berço de Santa Cruz no samba da Unidos

O berço de Santa Cruz no samba da Unidos

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Jorjão criou a letra do samba enredo da
Unidos de Santa Cruz com o músico Luciano Lima

“Linha Santa Cruz nossa viagem
Vai eternizar sua mensagem.
Do barco veleiro, o fato marcante,
Com a chegada dos primeiros imigrantes”

Para homenagear a região de Santa Cruz do Sul que deu início ao progresso da nossa região e cidade, a Unidos de Santa Cruz trará o tema “Linha Santa Cruz, berço da colonização alemã. Uma trajetória de vitória, progresso e a nossa razão”, para o Carnaval de Santa Cruz do Sul.
“Decidimos por Linha Santa Cruz, como nosso samba enredo, por acharmos justo uma homenagem. Foi lá que iniciou nossa cidade e região. Vamos falar de progresso, como iniciou a imigração alemã, vamos dar uma pincelada nisso tudo, é uma história bastante grande”, destaca Jorge Santos, o Jorjão, presidente da Unidos de Santa Cruz.
A escola santa-cruzense pretende levar para a avenida cerca de 250 pessoas.
“Não adianta fazer uma escola muito grande em termos de pessoas. Preferimos então fazer menos gente, mas bem vestida. Com um número menor, teremos uma fantasia com mais volume, mais presença; aí 250 pessoas na avenida parecem 500. Quando se faz muita gente, as fantasias ficam mais fracas, e 250 pessoas parecem ser 30. Temos esse número, 250, mas pode ser um pouco menos ou um pouco mais”, frisa Jorjão.
A escola está trabalhando com três carros alegóricos. O primeiro será um barco à vela representando a chegada dos imigrantes à nossa região, o segundo será uma réplica da escola mais antiga do município, que fica em Linha Santa Cruz, a Escola Affonso Rabuske, e o terceiro será um avião, representando o Aeroporto Luís Beck da Silva, que também fica no bairro.

LINHA SANTA CRUZ

Divulgação

Linha Santa Cruz será homenageada pela Unidos
de Santa Cruz no carnaval santa-cruzense

“Conversamos com a Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc), juntamente com o carnavalesco pra chegar a um denominador comum referente ao samba, carros alegóricos, fantasias. Vamos confeccionar as fantasias no pavilhão 3 do Parque da Oktoberfest”, revela o presidente da Unidos de Santa Cruz.
Para Jorjão, o carnaval tem que ser feito para o público. “Eu digo sempre, como é bom ganhar, mas o Carnaval de Santa Cruz do Sul saindo está ótimo. Temos que pensar muito nesse público que nos prestigia assistindo nosso desfile. Claro que tendo um evento assim queremos ganhar, mas eu como presidente me preocupo mais em fazer um carnaval para o público.Porém, a Unidos como entidade quer o título.  Estamos com sede de título, não tenha dúvida disso”, enfatiza Jorjão.
Para o presidente da Amorlisc, Ricardo Luís Bringmann, foi uma honra ter sido lembrado pela Unidos de Santa Cruz. “É uma satisfação e uma alegria muito grande ter recebido esse convite e homenagem da Unidos de Santa Cruz, até por a escola estar reconhecendo Linha Santa Cruz como o berço da colonização e do progresso da região em uma grande história, destaca o presidente da Amorlisc, que completa: “Após o convite do Jorjão, prontamente convoquei todas as diretorias das outras entidades do bairro para dividirmos essa honra.Todos atenderam e acharam ótima a ideia”.
O bairro levará 80 pessoas para a avenida, divididas nas entidades presentes: Amorlisc, Escoteiros McLaren, Comunidade Católica, Comunidade Evangélica, Esporte Clube Linha Santa Cruz, Creche Cantinho Feliz, CrecheCooperlisc, Aeroporto Luís Beck da Silva e Grupo de Eisstocksport 15 de Agosto.
“Temos uma ótima expectativa. Vamos fazer o melhor para, quem sabe, faturar esse título!”, finaliza Ricardo.