Início Colunas "O bicho vai pegar"

"O bicho vai pegar"

Um clássico Gre-Nal emocionante aguarda os torcedores neste domingo. A partir de 17h, Grêmio e Inter se enfrentam na Arena tricolor. Jogo com transmissão de TV aberta, o que é ótimo pela importância da partida. O Grêmio busca uma vaga na Libertadores, e o Inter quer escapar do rebaixamento, a poucas rodadas do fim do Campeonato Brasileiro. “O bicho vai pegar” é o mínimo que se pode dizer.

1989

Pois bem, como nesta coluna a gente fala sobre aspectos históricos com frequência, vale lembrar dois clássicos marcantes pelo Brasileirão. Em 1989, em jogo válido pelo campeonato de 1988, o Inter venceu por 2 a 1 na segunda partida da semifinal. Foi o “Gre-Nal do século”. Quem vencesse passaria para a final do Brasileirão e estaria garantido na Copa Libertadores de 1989. Com dois gols de Nilson, o Inter virou a partida e comemorou uma grande vitória sob comando de Abel Braga, que, em 2006, levaria o Colorado ao título da Libertadores e do Mundial.

1996

Outro grande Gre-Nal do Brasileirão também ocorreu no Beira-Rio. Em 1996, na primeira fase do campeonato, logo no início da partida, Paulo Nunes abriu o placar com gol de meia-bicicleta. O Inter buscou o empate, mas, em grande cobrança de falta, Dinho determinou o placar final: 2 a 1 para o Grêmio, com seu timaço treinado por Felipão. O Tricolor, entre 1994 e 1997, viveu uma de suas melhores fases. Dos seus seis títulos nacionais (quatro Copas do Brasil e dois Brasileiros), três foram conquistados naquele período, além da Libertadores 1995. Fase de ouro.

Estímulo

O Gre-Nal deste domingo valeria por si só e pelo fator decisivo da partida. Mas, quarta-feira passada, o clássico recebeu um baita estímulo: tanto Inter quanto Grêmio conseguiram classificação à semifinal da Copa do Brasil. Os confrontos da próxima fase serão Inter x Atlético Mineiro e Grêmio x Cruzeiro. Portanto, a final da Copa pode ser Gre-Nal, o que ocorreria pela primeira vez em toda a história das competições nacionais. Nunca tivemos uma final entre Grêmio e Inter por certames brasileiros.
Pela Copa do Brasil, o Inter atingiu a classificação com vitória sobre o Santos. Antes da partida, comentaristas declaradamente colorados pediam para o Inter perder, para manter o foco no Brasileirão, onde o Colorado sofre risco de rebaixamento. Lamentável a atitude desses jornalistas. Já o Grêmio melhorou com Renato, que realmente nasceu para defender as cores do Grêmio. Um ídolo, de fato.

Por Nelson Treglia