Início Opinião O que é o Turismo?

O que é o Turismo?

Claudiana Y Castro – Turismóloga e Mestre em Turismo
Silvani J. Frantz – Turismóloga e Secretária Executiva da Aturvarp

De acordo com a Organização Mundial do Turismo – OMT 2003, entende-se Turismo como as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares distintos do seu entorno habitual, por um período consecutivo, inferior a um ano, por lazer, negócios e outros. O turismo é uma atividade de prestação de serviços, apresentando fatores positivos, a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico local, regional, estadual e nacional.  É um fenômeno complexo e abrangente que envolve não só viagens, mas toda uma cadeia de bens e serviços como cultura, meio ambiente, gastronomia, compras, negócios, teatro, dança, música, artesanato, eventos, transporte, segurança e entretenimento. Movimenta mais de cinquenta segmentos da economia e é um dos principais geradores de divisas para um país.
Somente um conjunto de atrativos não garante o fluxo turístico ou a permanência das pessoas em determinado destino. É necessária a existência de equipamentos e serviços de qualidade e de infraestrutura básica que permita a fixação dos turistas em um local por um determinado tempo. Para suprir as necessidades desta demanda real ou da que se espera, é necessário, dispor, além da oferta original (atrativos), uma oferta agregada diversa (hotéis, restaurantes, entretenimento, transporte, dentre outros serviços). É preciso trabalhar o Turismo sistematicamente, de maneira sustentável, entendendo-o como uma rede de relações e como um processo, contextualizando e organizando-o no tempo e no espaço em que acontece.
Para minimizar os impactos negativos e potencializar os efeitos positivos da atividade, é fundamental e indispensável o planejamento, que não deve abranger somente uma localidade, mas todo seu entorno. É de responsabilidade do setor público o cuidado com a infraestrutura de apoio e do setor privado investimentos em equipamentos e serviços turísticos. O Turismólogo é o profissional habilitado para planejar a atividade contribuindo para o desenvolvimento do turismo nos Municípios e região. A Lei Federal nº 10.457, de 14 de Maio de 2002, assinada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, institui o dia 27 de setembro, “Dia do Bacharel em Turismo”, data em que também é comemorado o Dia Mundial do Turismo. O Dia Mundial do Turismo de 2012 terá como tema: “Turismo e energia sustentável.” O tema deste ano visa realçar o papel do turismo em um futuro mais brilhante de energia, um futuro em que toda a população mundial tem acesso a serviços energéticos modernos eficientes e acessíveis.
O Turismo como um dos maiores setores econômicos do mundo já tomou medidas importantes para esse futuro, melhorando a eficiência energética e cada vez mais usando tecnologia de energia renovável em suas operações. Esta iniciativa é geradora e ajuda a preservar o planeta.  Este dia é também um chamado aos promotores turísticos, aos turistas e às comunidades locais do mundo para que usufruam e administrem de forma consciente o meio ambiente, a fim de preservar para gerações futuras.
Os grandes eventos que ocorrerão no Brasil, nos próximos anos, colocam a infraestrutura e a qualidade de bem receber como pauta não só do trade e dos profissionais e sim de toda a sociedade civil. Então é tempo de aproveitar esse momento para se posicionar no mais alto grau de competitividade, tanto a nível local, regional, estadual e nacional. Ações conjuntas podem agregar ainda mais valor à atividade turística e contribuir com o seu efeito multiplicador para todo a sociedade do Vale do Rio Pardo.