Início Religião O que esperar de 2013

O que esperar de 2013

Suilan Conrado
[email protected]

O ano de 2013 será regido por Ogum, orixá guerreiro, o primeiro a descer do Orún (céu) para o Aiyé (terra). Ogum é o guerreiro lutador do panteão africano que defende a lei e a ordem. Irmão de Oxóssi, Ogum vive nas profundezas da floresta. Seus filhos são pessoas de forte personalidade, detestam mentira e possuem temperamento agressivo.
Sincretizado como São Jorge, Ogum divide 2013 com Yansã, a Santa Bárbara da Igreja Católica, Orixá dos raios e tempestades.
Yansã também guerreira, acompanha Ogum no próximo ano trazendo a força das mulheres independentes.
Junto com Ogum e Yansã, apresenta-se regendo 2013, Oxumarê, o Deus do arco-íris, das chuvas, da riqueza e das fortunas. Oxumarê vive seis meses como homem e seis meses transforma-se em uma grande serpente que habita as cachoeiras onde o arco-íris estiver presente. É a serpente que morde a própria cauda, simbolizando a eternidade.
 

O que está previsto para 2013

Mais um ano que finda e outro que nasce. No fim deste ciclo de 365 dias, refletimos sobre o que passou e ansiamos pelo que está por vir.
Neste momento, as famosas previsões dos búzios ajudam a nos preparar para o turbilhão de novidades que o novo ano nos reserva.
Em entrevista exclusiva ao Riovale Jornal o Babalorixá Pai Antônio de
Ogum, do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, revela através
da leitura dos búzios o que está previsto para o que vem por aí.

Rolf Steinhaus


Pai Antônio de Ogum, faz previsões através dos búzios para 2013

GOVERNO: “Conforme os búzios, uma faxina será feita em Santa Cruz do Sul. O novo prefeito é uma pessoa de garra, que lutará e vencerá os desafios propostos.”

TELMO KIRST: “Os búzios dizem que o prefeito eleito de Santa Cruz do Sul, deverá dar mais atenção à saúde, principalmente entre o 4° e 5° mês do novo ano. Muito trabalho, exigirá que o senhor Telmo cuide da parte mental, emocional e física com mais afinco”.

DESENVOLVIMENTO: “O fumo continuará sendo o carro chefe da cidade, mas outras frentes de trabalho deverão surgir.”

SAÚDE: “A população deverá ter cautela com a saúde. Doenças conhecidas poderão ficar mais fortes. Vírus encubados no corpo humano poderão atacar, e há uma predisposição para a disseminação  da tuberculose e outras epidemias contagiosas”.

CULTURA: “A cultura germânica em Santa Cruz do Sul se fortalecerá. Mais eventos voltados à etnia deverão acontecer na cidade.”

CATÁSTROFES NO BRASIL: “As catástrofes naturais deverão continuar. Nos Estados do  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, e  grandes  capitais do país, poderão sofrer abalos.”

CATÁSTROFES NO MUNDO: “A Itália sofrerá mais uma vez com tremores. Extremos como muito calor e muito frio, também prejudicarão o país. No Japão, tremores assolarão o país aos poucos. Os irmãos japoneses deverão passar por uma renovação, após esses abalos.”

FAMOSOS: “Os famosos continuarão indo aos poucos. Muito globais, deverão partir neste novo ano, principalmente alguns afastados atualmente da programação da emissora. O ex-presidente  Lula enfrentará um grande problema de saúde, mas sua fé o manterá de pé.”

ESPORTES: “Se cada jogador acreditar na sua capacidade física e espiritual, e tiver  fé, obterá êxito. Fabiano Peçanha, nosso atleta, não deve pensar em aposentadoria, mas sim continuar, muitas coisas boas estão reservadas para ele”.

 

Os Orixás e suas características
 

Fotos: Divulgação RJ

OGUM


Orixá guerreiro, das lutas, batalhas, tecnologia. Orixá que abre os caminhos

Cores: Azul anil, vermelho (Candomblé). Verde, vermelho (Umbanda)
Números: 1,3,7,9
Regência: Orixá guerreiro, das lutas, batalhas, tecnologia. Orixá que abre os caminhos.
Símbolos: Espada e escudo


YANSÃ


 

Orixá feminino, Deusa dos ventos e raios. Dona dos mortos (eguns), dona da alegria e da sensualidade

Cores: Vermelho coral, marrom terracota
Números: 7, 9
Regência: Orixá feminino, deusa dos ventos e raios. Dona dos mortos (eguns), dona da alegria e da sensualidade

 
OXUMARÊ


Orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos. Seis meses vive como homem, seis meses transforma-se em uma serpente

Cores: Verde e Amarelo
Números: 5, 7
Regência: Orixá de todos os movimentos, de todos os ciclos. Seis meses vive como homem, seis meses transforma-se em uma serpente