Início Esportes O técnico com DNA vencedor

O técnico com DNA vencedor

William Campos destaca legado herdado do pai para seguir como treinador

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Saber lidar com as pessoas. É com essa característica que o técnico William Campos, 33 anos, salienta um dos principais legados que herdou do pai, o ex-jogador e técnico Beto Campos, treinador que sagrou-se campeão gaúcho com o Novo Hamburgo em 2017, mas que faleceu precocemente em 23 de julho de 2018, vítima de um infarto aos 54 anos. Com base nos ensinamentos do pai que William está seguindo os mesmos passos. Na sua segunda experiência como treinador, William Campos já deixou o seu nome marcado na história do Futebol Clube Santa Cruz com a conquista da Copa FGF – Taça Ibsen Pinheiro, sendo a primeira conquista de âmbito estadual do clube santa-cruzense.

William Campos. – Foto: Tiago Garcia



Jogador de futebol por 13 anos, quando atuou como atacante, William teve duas passagens pelo Santa Cruz nos anos de 2014 e 2016, sendo decisivo na segunda passagem ao marcar o gol contra o Santo Ângelo, que evitou o rebaixamento do Galo na Divisão de Acesso daquele ano e de ser artilheiro e campeão da Copa Cigha pelo Santa Cruz em 2017.

Com 29 anos, William decidiu encerrar a carreira como jogador em 2017 para seguir a carreira de auxiliar técnico e integrar a comissão técnica de Beto Campos durante a passagem do treinador gaúcho pelo Náutico na disputa da Série B Nacional e depois no Criciúma. “O pai (Beto Campos) já vinha me convidando para ser auxiliar técnico e me inserindo muitas vezes nas reuniões que ele fazia. Nós trocávamos muitas ideias e ele foi me preparando para esse momento. Em 2017 eles foram campeões estaduais com o Novo Hamburgo e ele me chamou novamente para esse desafio. Eu aceitei e achei que era o momento certo para mudar”, lembra Campos.

No ano de 2019, Campos iniciou o trabalho no Santa Cruz como auxiliar técnico de Darley Costa na disputa da Segundona Gaúcha. Após, Campos iniciou a carreira de treinador no São Borja, onde chegou até as quartas de final da Copa FGF de 2019. “Estive praticamente desde que nasci dentro do vestiário com o meu pai, que foi um dos grandes jogadores do Estado também. Essa mudança de jogador para técnico é difícil porque acaba invertendo os lados, e eu novo ainda, mas com ajuda do meu pai e do Darley Costa, que já era auxiliar técnico dele, eu consegui. Hoje eu até me arrependo de não ter parado antes e com certeza estaria muito mais experiente na função de técnico”, frisou.

Questionado sobre qual o principal legado do pai, o treinador destaca que aprendeu com ele a fazer as coisas corretas e agir da forma certa. “O futebol exige vitórias, sendo uma situação que ele sempre colocava, que era importante sempre estar ganhando e estar vencendo, e também de ter humildade, coerência nas escolhas, ter um bom comando de dia a dia, um bom comando de grupo, de escutar comissão, jogadores e diretoria para sempre tomar a decisão final, que parte do técnico, sendo uma situação que ele sempre fazia e que eu procuro sempre fazer também”, frisou.

No Santa Cruz, William Campos iniciou na função de técnico em 2020, em que teve apenas 15 dias de preparação para a disputa da Segundona Gaúcha que acabou sendo suspensa e cancelada em razão da pandemia. O treinador frisa que quando surgiu a possibilidade de ter a Copa Ibsen Pinheiro, conversou com a diretoria e conseguiu confirmar a participação do clube na competição. Ele lembra que a maioria dos atletas acertados para a Segundona estava com contratos suspensos e parados por oito meses em razão do problema de saúde pública. “Procuramos fazer o time de atletas com longo tempo de inatividade (sete a oito meses) e tínhamos 15 dias de preparação de pré-temporada. Conseguimos, com a dedicação de todos e com os atletas motivados, montar um time para brigar pelo título e foi o que aconteceu. Foi um feito importante, o primeiro título estadual do clube que está completando 108 anos e ficamos marcados na história para sempre pela conquista, sendo importante e que trouxe grandes oportunidades para o clube”, disse o treinador, destacando que o principal diferencial para a conquista foi o trabalho de todos, principalmente dos atletas que compraram a ideia e colocaram em prática nos jogos. “Na preparação tivemos que pular etapas. Tivemos um momento na primeira fase em que só a vitória nos interessava e isso nos deixou mais fortes para as fases semifinal e final. Foi o conjunto, com o respaldo da diretoria que deu todo o suporte necessário. Com estratégia e organização conseguimos fazer grandes jogos, com os atletas sendo fundamentais, vencemos com merecimento essa competição”.

NOVAS CONQUISTAS

Com contrato renovado, William Campos já prepara o time para a disputa da temporada 2021. Ele destacou a participação do clube na Copa do Brasil, em que o time teve bom desempenho em âmbito nacional contra o Joinville. “Foi um jogo importante para o clube. Fizemos um grande jogo na competição, com o clube deixando uma imagem positiva em âmbito nacional com toda a organização, estrutura montada no estádio, com melhores condições de acesso, um gramado melhor. Foi de grande valia essa participação na Copa do Brasil”. Sobre a Recopa Gaúcha, o treinador frisou as dificuldades que o clube terá, mas destacou que irá brigar pelo título. “A Recopa vale título, mas ainda não sabemos se será um ou dois jogos. O Grêmio é um adversário que dispensa comentários, sendo um dos principais times do Brasil e do mundo. É mais um momento para o clube desfrutar dessa visibilidade e aproveitar. Esperamos que a gente possa fazer um grande jogo e vamos em busca deste título, que seria muito bom, pois ficaremos marcados novamente na história do clube. Temos essa oportunidade e vamos brigar muito”, frisou.

Sobre a Segunda Divisão, o treinador também destaca as dificuldades, mas acredita na qualidade do plantel para a equipe obter o acesso e o brigar pelo título. “Sabemos que não será fácil. É uma competição diferente do que estamos encontrando e vamos precisar competir muito nestes jogos. Vamos entrar forte na competição e nosso principal objetivo é recolocar o Santa Cruz na Divisão de Acesso em 2022”, frisou.

Com relação ao aniversário de 108 anos do Santa Cruz, Campos deseja vida longa ao clube para estar em breve novamente entre os grandes do futebol gaúcho. “Me sinto honrado de fazer parte da história do clube, e a gente segue este trabalho para obter novas conquistas e em breve estar novamente comemorando um título, assim como foi a Copa Ibsen Pinheiro, que ficou marcada na história do clube”, finalizou.