Início Geral OAB: Entidade completa 53 anos em Santa Cruz

OAB: Entidade completa 53 anos em Santa Cruz

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Uma longa história para contar. Desde sua instalação – em 1960 – a Subseção da OAB de Santa Cruz do Sul centralizava suas atividades na sala privativa para os Advogados no Fórum desta Comarca. Em 28 de abril de 1992, foi locada uma sala na Rua Borges de Medeiros 682, o qual permaneceu como sede para reuniões da Diretoria até 2000. 
Em 2001 a Subseção adquiriu um imóvel na rua Ernesto Alves, nº 626, cuja casa serviu, provisoriamente, de sede para a entidade; pois, mais tarde seria construído um novo prédio no local. Em meados de 2006, o setor administrativo da OAB/SCS foi, temporariamente, transferido para um prédio alugado, na rua Venâncio Aires – 882, onde permaneceu até agosto de 2007. Depois disso, passou para a Rua Júlio de Castilhos, 1036 – local também alugado – onde permaneceu até setembro de 2009 quando, finalmente, instalou-se na sede própria, construída na rua Ernesto Alves 626.
A OAB tem duas funções; a primeira é a coorporativa de amparo e proteção ao advogado, é uma entidade de classe, no entanto ela tem uma segunda função que extrapola o corporativismo de amparo aos advogados e de disciplina a profissão. A questão da cidadania, que é dar proteção e amparo a cidadania. 
 
 
 
 
 
 
Arquivo/RJ

Vetoretti: “A valorização da profissão passa pelo aperfeiçoamento profissional”

 
 
 
 
 
A OAB tem uma importância muito grande no estado democrático de direito, pois nas principais lutas da categoria, esteve presente e é uma protetora da cidadania. É de grande valia ressaltar que a ordem trabalha em função dos direitos da comunidade. “É muito importante também não só para a classe dos advogados, mas principalmente para os cidadãos, pois o advogado é aquele que representa a população perante o poder judiciário, então para qualquer um ingressar na justiça precisa de um advogado e este, por sua vez, é a voz do cliente. Ele fala por quem não tem voz, por isso tem este viés de proteção ao cidadão”, destaca Ezequiel Vetoretti, presidente da OAB de Santa Cruz do Sul.
Frente a presidência da OAB desde janeiro deste ano, Ezequiel ressalta o período extremamente positivo da entidade em Santa Cruz do Sul. “Tem sido um ano repleto de atividades e a gente tem buscado amparar o advogado e realizar os projetos que a advocacia de Santa Cruz do Sul precisa. Destaco a interiorização da Escola Superior de Advocacia (ESA), que era um dos pedidos feitos pela classe, para atender demandas de cursos e palestras. No último evento que tivemos, um happy hour Jurídico a OAB santa-cruzense fechou com chave de ouro o ano, totalizando 75 palestrantes neste período”.  
A última edição do Happy Hour Jurídico de 2013 ocorreu no dia 20 de novembro, na Heilige Brew Pub. A atração foi a palestra com Ismael Pranke, que vai abordou o tema “Oficina de malabares: equilibrando advocacia com a gestão do escritório”.
Cursos presenciais durante todo o ano de 2013 marcam a gestão do atual presidente Ezequiel Vetoretti. Segundo ele, é preciso pontuar o que pode ser feito para que o advogado seja reconhecido pelo seu trabalho e sua função. “A valorização da profissão passa pelo aperfeiçoamento profissional e pelo ensino jurídico”.

Conscientização
 
Uma das maiores dificuldades da classe em Santa Cruz do Sul é fazer com que o cidadão entenda que a entidade existe na verdade para o bem comum dele próprio, uma vez que o advogado sempre trabalha em prol de um cliente. “Toda vez que o advogado levanta pra falar, ele não fala por si, a não ser que ele esteja se auto representando, mas ele está representando alguém, o direito de um cidadão”.  O próprio direito do advogado, estabelecido por lei é garantir ao seu cliente uma representação efetiva. 
 
 
 Rolf Steinhaus
Prédio atual está localizado na rua Ernesto Alves número 626
 
 
 
 
 
Importante marco
 
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Cruz do Sul recebeu 106 subseções da OAB Seccional Rio Grande do Sul. O encontro ocorrido no final do mês de outubro evidenciou a cidade para o resto do país. Em pauta estiveram temas relevantes para a advocacia e cidadania. 
A discussão resultou na Carta de Santa Cruz do Sul, que contêm todos os temas debatidos e aprovados para serem submetidos ao Conselho Federal da OAB.  “Sem dúvidas trazer este evento para Santa Cruz do Sul demonstra o destaque que a OAB daqui tem tido no cenário estadual. Para nós foi muito importante, pois conseguimos colocar e trazer a visão de todas as subseções do estado, mas principalmente da OAB estadual voltada para Santa Cruz do Sul”, revela.
“Evidentemente que conseguimos isso através de um trabalho sério em prol da valorização da advocacia. Um evento muito disputado, todas as OABs e as subseções querem levar este colégio, no entanto o evento foi realizado em solo santa-cruzense” defende Vetoretti. 
Ele ainda conclui. “Ficamos muito contentes e lisonjeados em receber aqui em Santa Cruz um evento deste porte, durante os dias que aconteceu o evento nossa cidade se tornou a capital da advocacia, inclusive o conselho federal da OAB estava aqui presente”.