Início Geral OAB/RS intensifica vistorias nos presídios

OAB/RS intensifica vistorias nos presídios

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação / OAB Santa Cruz do Sul

Ezequiel Vetoretti afirma que até março vistorias serão feitas em Santa Cruz

Com o objetivo de expandir o mapeamento sobre a realidade carcerária doEstado, as 106 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB/RS) farão um mutirão de vistorias nospresídios locais. A meta é concluir a ação até março. Segundo o presidenteda OAB/RS, Marcelo Bertoluci, é importante fornecer à Coordenação deAcompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal da OAB,informações amplas e detalhadas em relação ao sistema prisional gaúcho.
“AOrdem Gaúcha foi pioneira no enfrentamento do caos carcerário. Desde 2008denuncia a situação degradante do Presídio Central de Porto Alegre, assimcomo dos complexos de Arroio dos Ratos e Charqueadas. A atuação conjuntacom os presidentes das subseções é fundamental, pois, muitas vezes, não édivulgado que os presídios do Interior também estão em condição deprecariedade”, alertou o dirigente.

SANTA CRUZ

Rolf Steinhaus

Segundo o presidenteda OAB/RS, Marcelo Bertoluci, é importante fornecer
informações amplas e detalhadas em relação ao sistema prisional gaúcho

A Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) conta com aparticipação do secretário-geral da seccional, Ricardo Breier.Recentemente, Bertoluci requereu à Superintendência de ServiçosPenitenciários (Susepe), mais uma vez, uma radiografia do sistema carcerário do Estado.
O objetivo é esclarecer alguns pontos vitais daspenitenciárias gaúchas, tais como o número de presos que já cumpriram pena, qual o déficit de vagas nos presídios do Rio Grande do Sul, o número de apenados condenados e provisórios e também o custo diário e mensal de cada apenado.
Segundo o presidente da subseção santa-cruzense da OAB/RS, Ezequiel Vetoretti, as inspeções em Santa Cruz irão ocorrer em breve. “A partir de agora estou montando esse grupo de trabalho para iniciar a produção das vistorias. Já estamos organizando reuniões com a Comissão de Direitos Humanos também e aqui em Santa Cruz até março queremos estar com isso pronto”, revela Vetoretti.