Início Geral Obras no Lago Dourado seguem em ritmo acelerado

Obras no Lago Dourado seguem em ritmo acelerado

Tempo bom beneficiou o andamento das obras nos últimos dias

 

A sequência ininterrupta de dias de sol está contribuindo para o movimento intenso de entrada e saída de máquinas no Lago Dourado. O ritmo das obras que transformarão o reservatório que abastece Santa Cruz do Sul em um grande complexo de lazer e turismo segue intenso desde meados de dezembro, quando teve início a limpeza do entorno com retirada de vegetação.

Pelo contrato, assinado com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em julho de 2014, serão investidos no local cerca de 20 milhões para compor uma estrutura destinada ao lazer e à prática de atividades esportivas, com quiosques, quadras, sanitários e outros equipamentos.  A fase atual, segundo o engenheiro civil da Prefeitura, Leandro Kroth,  é de drenagem para construção de uma segunda barragem no perímetro de seis quilômetros ao redor do lago. Os drenos existentes sob a primeira barragem estão sendo estendidos  para o espaço que será ocupado pela segunda estrutura e uma camada de 50 centímetros de argila compactada será colocada para servir de base. 

A próxima etapa é a licitação da empresa que ficará responsável pelos serviços de terraplenagem. Enquanto isso um estacionamento provisório, à esquerda do portão de entrada, está sendo adaptado para receber o grande volume de veículos que ingressam no local, especialmente nos finais de semana.  A área foi aterrada e compactada  e os trabalhos estão sendo concluídos com a colocação de brita e pedrisco. Nos próximos dias a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (SMTSP) vai sinalizar o espaço. 
Quando a segunda barragem estiver concluída, a pista que hoje recebe ciclistas e pedestres será exclusiva para caminhadas e uma segunda pista será construída para uso exclusivo de bicicletas. Um canteiro com flores, árvores, bancos e iluminação especial fará a divisão das pistas. Estão em fase de testes e poderão ser adotados, coletores solares para armazenagem de energia, promovendo redução nos custos de manutenção.

 

Serão investidos no local cerca de 20 milhões para compor uma estrutura destinada ao lazer e à prática de atividades esportivas

Domingo no Lago – Mesmo com a presença das máquinas, a pista no entorno segue liberada para a prática de atividades esportivas, como caminhadas e ciclismo. Já nos finais de semana também é possível utilizar  o espelho d`água para a prática de esportes náuticos não motorizados. O movimento tem sido intenso, como afirma o presidente da Associação Esportiva, Recreativa e de Lazer do Lago Dourado (Aelago), Luis Leandro Grassel. “Em um final de semana de canoagem recebemos  cerca de 300 pessoas. Já os praticantes de ciclismo chegam a mil nos finais de semana”, comemora.

Na manhã deste domingo, dia 24, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Sesc e a Aelago, promove uma série de atividades no lago. É o 1º Domingo no Lago, evento que promete levar ao futuro complexo centenas de pessoas. A Faccin Bicicletas estará participando da programação com a realização de test drive, a Vita Esportes entra com oficinas de corrida e caminhadas e a Academia Acqua World com treinos de triatlo e natação. Para quem quiser experimentar a canoagem, dez caiaques estarão à disposição dos interessados, sob a supervisão de instrutores.

O Lago Dourado está com os portões abertos para entrada dos visitantes todos os dias, no horário das 7h às 19h.  Através do Projeto Pedalando no Lago, bicicletas estão à disposição de quem desejar praticar um pouco de exercícios físicos. Aos finais de semana funciona também o Projeto Remando no Lago. Nos sábados o horário de utilização do espelho d`água é das 9h às 12h e das 14h às 20h, e aos domingos, das 8h às 12h e das 14h às 20h.  Enquanto durar o horário de verão o projeto vai funcionar também às terças e quintas-feiras, das 18h15min às 20h.