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Oficinas virtuais auxiliam na prática pedagógica de professores da rede municipal

Oficina virtual com professores de Herveiras – Divulgação

O Programa A União Faz a Vida (PUFV) sempre procurou ser um importante aliado da educação na região do Vale do Rio Pardo, com o desenvolvimento de iniciativas que auxiliassem os professores na prática pedagógica. Neste momento de incertezas em virtude da pandemia não seria diferente. Na última quarta-feira, 24, o corpo docente municipal de Vale Verde iniciou o planejamento de um ciclo de oficinas virtuais, com o objetivo de ampliar os recursos digitais por meio de ferramentas que potencializam a prática educacional em aulas remotas e presenciais.

Conforme a assessora de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral Moraes, os professores da Rede Municipal de Educação de Sinimbu e Herveiras também foram capacitados através das oficinas virtuais durante o mês de junho. “O objetivo das capacitações é articular as necessidades das Secretarias Municipais de Educação e os anseios dos professores, neste momento de quarentena, com os princípios do programa”, destaca.

As oficinas online, que fazem parte da proposta de Formação Continuada do PUFV, contribuem para o desenvolvimento da cultura digital e os professores podem utilizar o conhecimento adquirido neste período de quarentena e no retorno às aulas. As capacitações são ministradas por plataforma de videoconferência e uma sala de aula virtual é utilizada para o compartilhamento de tutoriais e materiais de apoio. Todos participantes receberão certificação da Secretaria Municipal de Educação dos seus municípios de atuação.

Demais municípios – Em Sinimbu, as oficinas virtuais abordaram a organização de encontros online com os alunos, utilização de ambientes de aprendizagem virtual, construção de roteiros de estudo pela internet e a gravação e edição de vídeos para envio pelas redes sociais. Já em Herveiras, as aulas foram desenvolvidas por níveis da Educação Básica, com a mediação de profissionais com experiência em sala de aula e com convidados ligados à Educação. No roteiro estavam os fundamentos pedagógicos da BNCC, o desenvolvimento da metodologia do PUFV e a construção de possibilidades de adaptação das estratégias durante as atividades remotas, mediadas ou não pela tecnologia.