Início Geral Oktoberfest: noite festiva marca a apresentação dos trajes oficiais das soberana

Oktoberfest: noite festiva marca a apresentação dos trajes oficiais das soberana

Ana Souza
[email protected]

Santa Cruz do Sul já começa a viver o clima de mais uma edição da Festa da Alegria, que acontece de 10 a 21 de outubro. Na noite de quarta-feira, 22, foi realizado no Quiosque da Praça mais um evento de divulgação. Durante a noite festiva, foram apresentados os trajes oficiais das soberanas da 28ª Oktoberfest e Feirasul, a Rainha Thainã D’Ávila e sua Princesas, Joana Frantz e Rosimere Voos. Além destes, a divulgação da nova Central de Imprensa e as bandas que comandarão o ritmo do evento.
Os trajes oficiais das soberanas foram assinados pelo Atelier de Zaira Alves foram confeccionados nas cores rosa pink e claro, bordados com renda de guipir, pedrarias chatons, vidrilhos  e mini paetês, com detalhes de plumas. “Os trajes levaram um mês e meio para serem concluídos, buscamos sair do estilo de gala para algo diferenciado. Estamos nos preparando para mais uma grande festa”, enfatiza Marla Hansen, Secretária de Governo.
O presidente da 28ª Oktoberfest e Feirasul, Ênio Wermuth, destacou a parceria com a JTI. “Estou muito feliz por poder divulgar a festa. Agradecemos a parceria  com a JTI e a Prefeitura Municipal. Faremos de 10 a 21 de outubro uma grande festa. A Central de Imprensa será um conforto para os profissionais da mídia e as bandas locais e regionais, junto com as bandas da Alemanha, irão divulgar ainda mais a nossa Festa da Alegria, pois ela é de todos nós.”

O RITMO DA OKTOBER

Os números chamam a atenção: 313 horas de música, 37 bandas e o envolvimento de 450 profissionais, entre músicos e técnicos. Este será o ritmo da 28ª Oktoberfest e Feirasul. E mais novidades com a presença de duas bandas da Alemanha – a Trachtenkapelle Friesenhofen e Allgaier Schlanzlmusi – que participarão de toda a programação da festividade. Além dos bailes, a música das bandinhas estará presente em 12 rondas folclóricas pelo parque da Oktober e pela cidade, antes e durante o evento.
As bandas locais e visitantes serão responsáveis pela animação dos bailes no Pórtico do Parque da Oktoberfest,  no Pavilhão Central e no Lonão. “Com certeza as bandas irão representar muito bem nosso evento. Com as bandas da Alemanha estaremos promovendo uma grande integração entre os dois países e ainda ajudando na divulgação e valorização da cultura alemã na nossa festa. Estamos comprometidos para fazer uma das maiores festas do mundo”, salienta o Secretário de Turismo, Ênio Knak.

Ana Souza

As soberanas, a Rainha Thainã D’Ávila e sua Princesas, Joana Frantz e Rosimere Voos – acompanhadas pelos bonecos símbolos da Oktober, Fritz e Frida – apresentaram os trajes oficiais

______________________

Da Alemanha para Santa Cruz do Sul

As bandas Trachtenkapelle Friesenhofen e Allgaier Schlanzlmusi vêm diretamente da Alemanha para abrilhantar ainda mais a 28ª Oktoberfest e Feirasul. A Trachtenkapelle Friesenhofen, composta por 16 profissionais, vem pela quarta vez à Festa da Alegria de Santa Cruz do Sul. É um conjunto de grande tradição, tendo participado de três Oktoberfest nos Estados Unidos, na Suíça em festas populares e no norte e sul da Alemanha. Já a Allgaier Schlanzlmusi, que traz 12 pessoas na equipe, estará pela primeira vez no Brasil. As duas bandas vão participar de toda a programação da festa, no parque e na cidade, bem como, das rondas folclóricas e dos quatro desfiles agendados para os dois domingos (14 e 21 de outubro), quarta-feira à noite (dia 17) e na sexta-feira à tarde (dia 12).

Fotos: Divulgação/RJ

Banda Trachtenkapelle Friesenhofen é composta por 16 profissionais e
vem pela primeira vez à Festa da Alegria

Pela primeira vez no Brasil, Allgaier Schlanzlmusi, traz 12 pessoas na equipe

As bandas que comandarão o ritmo da festa

Bandas locais: Ghermania, Nowa, Cheiro da Flor, Santa Cruz, Magia, Doce Desejo, Garotos dos Sonhos, Fandangaço, Alto Astral, Pôr do Sol, Attos, Os Liderais, Cruzeiro do Sul, Callendula, Banda Fest, Reprize, Os Colonos, Scala, Garotos do Baile, Alegria e Munich.
Bandas visitantes: Brilha Som (Feliz/RS), Indústria Musical (Cerro Largo/RS), Arte Livre (Lajeado/RS), Festerê (Ivoti/RS), Os Atuais (Tucunduva/RS), Aquarela (Cruzeiro do Sul/RS), K’necos (Brochier/RS), Hoppus (Montenegro/RS), Guarujá (Lajeado/RS), Metais em Brasa (Mato Leitão/RS), Encanto de Feliz (Feliz/RS), Anuska (Iporã do Oeste/SC), Recanto da Serra (Nova Petrópolis/RS) e La Montanara (Teutônia/RS).
Bandas da Alemanha: Trachtenkapelle Friesenhofen e Allgaier Schlanzlmusi

______________________

Profissionais da mídia contarão com novo espaço

Uma das novidades deste ano da Festa da Alegria será a nova Central de Imprensa. Em 2011, pela primeira vez, os profissionais da mídia contaram com uma área exclusiva, abrigada em uma estrutura de estande. Na 28ª Oktoberfest e Feirasul haverá um espaço definitivo que está sendo construído para abrigar a Central de Imprensa, este estará localizado em um espaço panorâmico, na lateral do Pavilhão Central, permitindo a visualização do Parque e do Pavilhão Central.
“A cada ano temos novos desafios e este ano queríamos melhoras duas áreas, a Central de Imprensa e o Pavilhão Central. Tivemos a visão de futuro da JTI, parceira da iniciativa, que entendeu a importância desta nossa preocupação. É uma satisfação trabalhar em conjunto e realizar este empreendimento”, destaca o Presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Fábio Costa de Borba.
Segundo o gerente de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flávio Goulart, o patrocínio da Central de Imprensa da Oktoberfest, afirmado pelo período de dois anos, reforça a participação da empresa na comunidade. “É um motivo de orgulho para a empresa. Este ano vivemos a oportunidade de apoiar o projeto. A Oktoberfest é um evento consolidado há 28 anos e que consegue atrair mais de 400 mil visitantes para festejar conosco. A Central de Imprensa irá coroar ainda mais a festa.”

Divulgação/RJ

Central de Imprensa terá vista panorâmica para o Parque da Oktober e Pavilhão Central