Início Geral Olhar social | Projeto leva serviços aos bairros da cidade

Olhar social | Projeto leva serviços aos bairros da cidade

Conexão Comunitária será inaugurado na comunidade do Santa Vitória em novembro

Fátima, secretária de Desenvolvimento Social: “Queremos que a comunidade sinta que o governo está presente” – Foto: Claudine Friedrich

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou na tarde de ontem o projeto “Conexão Comunitária – juntos por uma comunidade unida e participativa”, com o objetivo de aproximar a gestão municipal da população por meio de ações integradas nos bairros. A iniciativa busca fortalecer os vínculos entre os territórios e o poder público, promovendo cidadania e inclusão social.

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Inclusão, com apoio da pasta de Esportes e Lazer e parceria das demais repartições do governo, o projeto levará serviços e atividades aos territórios atendidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). A primeira edição está marcada para o dia 8 de novembro, na Praça do Bairro Santa Vitória, abrangendo a área do Cras Beatriz Franz Jungblut.

Durante reunião com o prefeito Sérgio Moraes (PL) e o secretariado, a primeira-dama e secretária Fátima Alves da Silva apresentou a proposta e destacou o caráter participativo da construção. “Será o maior evento do desenvolvimento social deste ano, e o primeiro de muitos. A ideia nasceu nos territórios dos Cras a partir das escutas e demandas da comunidade”, revelou. Ela ressaltou que o projeto foi desenvolvido em diálogo com a equipe do Cras Beatriz e reflete o compromisso com a escuta ativa.

Mesmo diante das limitações orçamentárias, Fátima enfatizou o envolvimento de parceiros públicos e privados para viabilizar as ações. “Sabemos que não conseguimos fazer tudo de uma vez, mas estamos construindo uma grande rede de apoio. Cada secretaria e instituição envolvida terá um papel essencial para que esse projeto aconteça e cresça cada vez mais”, frisou.

Durante o evento, os moradores poderão acessar serviços como atualização do Cadastro Único, vacinação, cadastro para castração de animais, ações socioambientais, feira de artesanato, oficinas esportivas e atividades culturais. Também haverá show de talentos e a escolha do príncipe e da princesa da comunidade, além de ações das coordenadorias da Mulher, Diversidade, Pessoa com Deficiência e Escritório do Idoso.

Instituições parceiras como Sine, Senac, Senai, Ciee e Unisc estarão presentes com divulgação de cursos e oportunidades de emprego. “Mais do que um evento, o Conexão Comunitária é um convite à participação e ao pertencimento. Queremos que a comunidade sinta que o governo está presente, atento e disposto a construir junto um futuro melhor”, concluiu Fátima.