Início Especiais Ortodontia funcional

Ortodontia funcional

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que corrige os dentes posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à cárie e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da Articulação Temporomandibular (ATM) e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes , fotografias e radiografias especiais, o ortodontista  poderá decidir se a ortodontia é recomendável, e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.
A Associação Americana de Ortodontistas recomenda que todas as crianças deveriam visitar um ortodontista por volta dos 7 anos de idade, se um problema for detectado pelos pais, dentista da família ou pediatra. Isto não quer dizer que a criança vai começar o tratamento nesta idade, entretanto, um exame precoce proporciona ao especialista em ortodontia determinar quando a criança deveria ser tratada com o melhor resultado, no menor espaço de tempo e custo financeiro. Em muitos pacientes, o  tratamento preventivo alcança resultados que são inatingíveis em adultos, uma vez que a face e as arcadas estão em crescimento.
O tratamento ortodôntico pode ser realizado em qualquer idade, o processo biológico da movimentação dentária é o mesmo em adultos e crianças, a diferença é que os ossos no adulto não crescem mais. Assim sendo certas correções não podem ser alcançadas apenas com os braquetes. Entretanto o resultado ideal pode ser alcançado com a combinação de ortodontia e cirurgia dos maxilares.
Nos últimos anos a ortodontia evoluiu muito, com o surgimento de novas tecnologias, como o braquete auto ligado, que promete tratamento em menos tempo. O uso de mini implantes ou mini parafusos também tornou o tratamento ortodôntico mais eficiente e seguro. Entretanto, é preciso ter a certeza de que, indiferente do tipo de braquete ou acessório utilizado, o objetivo final do tratamento é sempre o mesmo, que é um sorriso harmônico e com um engrenamento correto entre    os dentes das arcadas.

Marcos Pradebon – Cirurgião Dentista – CRO 12.004
Especialista em Endodontia