Início Economia Pagamento com cartão torna-se um meio de evitar assaltos

Pagamento com cartão torna-se um meio de evitar assaltos

EVERSON BOECK
[email protected]

Em um período em que o risco de andar com dinheiro no bolso é cada dia mais perigoso, o uso de cartões de crédito e débito pela população tem se tornado mais frequente como uma tentativa de evitar assaltos. Empresas como as lotéricas, por exemplo, aprovam este tipo de comportamento por parte da sociedade.
Em Santa Cruz do Sul não é diferente. Felipe Skolaude, proprietário da Lotérica Ponto da Sorte, no Shopping Santa Cruz, conta que o estabelecimento já foi assaltado três vezes – em 13 de setembro de 2012, em janeiro de 2011 e em 2009.
Nos últimos anos, porém, Felipe observa que o uso de cartões para pagamento de contas tem aumentado consideravelmente. “O serviço de pagamento de contas representa, atualmente, 50% do movimento das lotéricas e o fato deles serem feitos preferencialmente com cartão não nos prejudica em nada, pelo contrário. Exemplo disso é o incremento na quantidade de clientes, por exemplo”, ressalta.
Segundo Skolaude, hoje a lotérica recebe muito menos dinheiro do que há três anos, o que é vantagem para o cliente e para o empresário. “Para estimular este processo, a Caixa Econômica Federal e outros bancos também têm aumentado cada vez mais os limites de crédito, saques, pagamentos de benefício social, aposentadoria, PIS, FGTS com o objetivo de não manter dinheiro em caixa e diminuir riscos”, analisa.
Para Felipe, a própria incidência de assaltos tem criado na população a consciência do uso de cartões. “Observamos, de 2010 para cá, um aumento expressivo a cada ano na busca por confecção de cartões de crédito. Esta nova tendência está tendo uma boa aceitação pelos clientes”, garante.
Conforme Felipe, os bancos e seus estabelecimentos conveniados têm promovido o que está sendo chamado de “bancarização”, isto é, motivar aquela pessoa que nunca trabalhou com banco a ter uma primeira conta corrente ou poupança. “A intenção é fazer com que o cliente tenha direito a um cartão de crédito – que hoje as taxas de manutenção são muito baixas na maioria das instituições –, possa realizar uma movimentação via internet, entre outros benefícios”, explica.

55% DOS BRASILEIROS POSSUEM ALGUM TIPO DE CARTÃO

Uma pesquisa divulgada no mês passado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) aponta que a preferência pelo uso do cartão de crédito ou débito cresceu no país. O estudo, realizado em dezembro de 2011, indica que 55% dos brasileiros que possuem algum tipo de cartão optam por fazer compras com o dinheiro de plástico. O índice aumentou em 3% comparado ao ano de 2010.
Os motivos da preferência pelo pagamento variam pela praticidade e pelo fato de não precisar andar com dinheiro no bolso. Os consumidores devem ficar atentos aos seus direitos quando o comerciante se negar a receber por meio do cartão. Alguns estabelecimentos estipulam valor mínimo para pagamento com cartão de crédito ou débito. Para maiores informações, o Código de Defesa do Consumidor deve ser consultado.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Empresas como as lotéricas, por exemplo, preferem o uso
de cartões de crédito ou débito


De 2010 para cá, houve aumento expressivo a cada ano na busca por
confecção de cartões de crédito, diz dono de lotérica