Início Destaque Para o feriadão de Ano Novo, saiba o que funciona

Para o feriadão de Ano Novo, saiba o que funciona

Confira os horários de atendimentos dos serviços essenciais e o que estará fechado

Luciana Mandler
[email protected]

Depois do feriado de Natal, chegou o merecido descanso de final de ano, com as festividades do tradicional Ano Novo. Para ficar por dentro dos horários, confira como vão funcionar os serviços essenciais, que sofrem alteração nos atendimentos, e ainda, saiba quais estabelecimentos estarão fechados desde a véspera de Réveillon, nesta sexta-feira, 31, e no feriado do dia 1º de janeiro de 2022, que ocorre no sábado.

MERCADOS – O Sindigêneros Vale do Rio Pardo e Taquari comunica que, conforme convenção coletiva de trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc), não podem abrir os estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral no dia 1º de janeiro, feriado de Ano Novo.

COLETA DE LIXO – A Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) informa que a coleta seletiva de materiais recicláveis ocorrerá somente pela manhã nesta sexta-feira, 31, nos bairros Santo Inácio, Higienópolis, Centro e Goiás. Na segunda-feira, 27, a coleta retorna normalmente. Já a coleta de lixo de orgânicos, feita pela Conesul, ocorrerá normalmente tanto na sexta-feira, 31, quanto no sábado, 1º de janeiro.

ESTACIONAMENTO ROTATIVO – O Rapidinho, nas quadras de Faixa Azul de Santa Cruz, terá operação até as 12h, na sexta- feira, 31, véspera de feriado. No dia sábado, 1º de janeiro de 2022, não haverá operação.

ÁGUA E LUZ – As unidades de saneamento da Corsan não terão expediente. Sendo assim, o atendimento ao público seguirá 24 horas por dia nos canais digitais da Companhia (App e site: corsan.com.br) e pelo Call Center 0800-646-6444.

A RGE informa que no dia 31 de dezembro não haverá atendimento nos postos de atendimento presencial. A empresa ressalta ainda que o cliente tem várias opções para entrar em contato mesmo durante feriados. Pelos seus canais digitais, a empresa disponibiliza mais de 30 serviços como solicitação da segunda via, ligação nova e alteração de titularidade, além de relato de interrupção no fornecimento de energia, acidentes na rede, dentre outros.

Os canais digitais estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias na semana. Os canais de atendimento são: SMS – Se o problema for falta de energia, envie um SMS com o seu código (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350; WhatsApp – (51) 9 9955-0002; site – www.rge-rs.com.br; App – CPFL Energia (disponível para Android e iOS); Call Center – 0800 970 0900.

BANCOS – A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que o último dia útil para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes foi quinta-feira, 30. Nesta sexta-feira, 31, véspera de Ano Novo, as agências bancárias não vão abrir para atendimento. O retorno ao atendimento do público ocorre na segunda-feira, 3 de janeiro de 2022.

COMÉRCIO – Nesta sextafeira, 31, o comércio abre até as 17h. Já no sábado, 1º de janeiro de 2022, estará de portas fechadas.

TRANSPORTE – O Consórcio TCS informa que os ônibus vão funcionar normalmente nesta sexta-feira, 31, véspera de feriado, porém, até as 19h. No sábado, 1º de janeiro, os ônibus vão funcionar no horário de domingo.

SERVIÇOS ESSENCIAIS – A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informa que, conforme decreto assinado pela prefeita Helena Hermany, no dia 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), será ponto facultativo nas repartições públicas municipais. Também fica determinado que na quinta-feira, dia 30, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) funcionará somente com expediente interno para fechamento do atual exercício.

As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) não funcionarão. Já os serviços essenciais não vão paralisar as atividades. Vão funcionar normalmente: os plantões do Pronto Atendimento (PA), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Centro Materno Infantil (Cemai), Hospitalzinho, Caps AD, UPA do Esmeralda, Fiscalização Sanitária, Fiscalização relacionada à Covid-19 e setor de Transportes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa).

O funcionamento também será ininterrupto no Abrigo Municipal, na Casa de Passagem para Mulheres em Situação de Violência e no Albergue. Já o Conselho Tutelar funcionará em regime de plantão. A Guarda Municipal e a Fiscalização de Trânsito seguirão atuando. Também não serão interrompidos os serviços de limpeza dos banheiros das praças Getúlio Vargas (Centro) e Costa e Silva (Bairro Ana Nery).

FEIRAS RURAIS – A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) informa que o funcionamento das feiras rurais terá um horário especial na véspera do Ano Novo. Nesta sexta, os locais estarão abertos somente no turno da manhã. No dia 1º de janeiro, não haverá atendimento.

Confira os pontos e o período de atendimento em cada local: Feira Central – 7h às 12h; Feira Independência – 6h às 12h; Feira Oktober – 6h às 12h; Feira Esmeralda – 6h às 12h; Feira do Arroio Grande – 6h às 12h; Feira Santo Inácio – 6h às 12h; Feira Linha Santa Cruz – 6h às 12h; Feira Senai – 6h às 12h.