Início Geral Para Prefeitos, pedágio deveria ter sido discutido com os municípios

Para Prefeitos, pedágio deveria ter sido discutido com os municípios

SuilanConrado
[email protected]

Na manhã desta terça-feira, 2 de julho, os prefeitos da  Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) se reuniram em Santa Cruz do Sul para debater diversas questões de interesse regional. Na ocasião, os gestores demonstraram insatisfação quanto ao modelo de pedágio que entrou em vigor esta semana nas praças de Venâncio Aires e Candelária.
O prefeito de Venâncio Airton Artus (PDT) defendeu que a nova concessão deveria ter sido discutida com os municípios. “Faltou um estudo técnico que mostrasse as reais vantagens desse pedágio. Simplesmente chegaram e nos impuseram esse sistema sem nos consultar”, protestouArtus.Para o chefe do executivo de Santa Cruz, Telmo Kirst (PP), o estado já tomou sua decisão. “O Governo já deu o seu veredicto, talvez só a justiça possa reverter esta situação”, considerou Telmo.
Dúvidas como o repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS), gerado anteriormente com as concessionárias privadas,a manutenção das estradas e os serviços de pronto-socorro preocupam  os líderes municipais. Com a intenção de elucidar estas questões, a prefeita de Vera Cruz e presidente da Amvarp Rosane Petry (PP), manifestou que vai convocar o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Carlos Luis Bertotto, para a próxima reunião da Associação, que deve ocorrer, extraordinariamente, no dia 16 de julho.
 

Rolf Steinhaus

Prefeitos devem se reunir extraordinariamente no próximo dia 16 com o presidente da EGR

ENTENDA

Desde a zero hora de terça-feira, 2 de julho, a administração das praças de pedágio de Venâncio Aires e Candelária, localizadas na  RSC 287, uma das estradas  mais movimentadas da região, estão a cargo da EGR, uma empresa pública criada para gerenciar as rodovias pedagiadas  do estado. Com isso, entraram em vigor as novas tarifas, que têm redução de 25% a 30%. Já a praça de Rio Pardo, na BR 471, foi desativada e entregue à União, e sua manutenção cabe agora ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Manifestações pela região

Referente às manifestações que têm acontecido por todo o Brasil e região nas ultimas semanas, a presidente Rosane Petry, disse que os prefeitos devem apoiar as reivindicações da população. “Temos que estar ao lado do povo. Eu mesma participei da caminhada em Vera Cruz”,lembrou.
Rosane ainda salientou a importância dos colegas irem até Brasília e colaborarem com a Marcha em Defesa dos Municípios, que acontece de 9 a 11 de julho na capital federal. “Há muito tempo clamamos por melhorias, pela distribuição justa de recursos e pela sustentabilidade dos programas da União. Os problemas chegam sempre nas Prefeituras e temos trabalhado no limite”, desabafou a prefeita.

CÂMARA

Ainda que não tenha participado do encontro da Amvarp, o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Cruz, André Scheibler (PTB), revelou que corrobora com os protestos que correm pelo país.“Toda manifestação popular, desde que pacífica e ordeira, sempre é positiva e faz parte dos princípios democráticos que devem nortear todos os atos de governo. Neste sentido sou plenamente favorável aos protestos ocorridos em todo Brasil, mas também me preocupo como desvirtuamento do objetivo das manifestações, usadas por alguns vândalos que se aproveitam do momento para fazerem saques e depredações.”
 

Rolf Steinhaus


Rosane Petry: apoio às manifestações e incentivo para que os prefeitos participem da Marcha em Brasília