Início Educação Parceria atualiza ensino da rede municipal

Parceria atualiza ensino da rede municipal

Convênio entre Prefeitura e Unisc vai oferecer capacitação para 800 professores

Grasiel Grasel
[email protected]

Prefeitura e Unisc firmaram convênio para preparar professores da rede municipal – Matheus Prestes

A partir da última quarta-feira, dia 1º, os professores da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul passaram a contar com uma capacitação especial. O Programa Formação Continuada – Escola Conectada, convênio realizado entre a Unisc e a Prefeitura Municipal, está promovendo cursos tanto para os docentes quanto para supervisores visando prepará-los para o ensino a distância, que se tornou uma necessidade durante a quarentena. Cerca de 800 educadores serão beneficiados, lotados em 46 escolas. O investimento é de R$ 44.125,00, com recursos próprios do município.

O objetivo do programa é desenvolver uma cultura de uso das tecnologias digitais nas atividades didático-pedagógicas dos professores, bem como preparar supervisores para acompanhar o desenvolvimento de atividades em ambientes online. Na prática, os docentes vão receber um curso de 40 horas e os supervisores um treinamento de 12 horas, com calendário previsto até o dia 12 de agosto.

Para isso, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está fornecendo salas virtuais para todas as escolas na plataforma Moodle, a mesma utilizada pelos acadêmicos da instituição. Da mesma forma, a Unisc estará oferecendo nos próximos meses uma assessoria técnica e pedagógica para os professores, que poderão tirar dúvidas e buscar soluções para cada caso.

Professores da rede pública municipal acompanharam o evento de abertura pela internet – Matheus Prestes

O projeto deverá envolver os professores tanto de forma presencial, em grupos de estudos e na realização de atividades propostas, como também em ambiente virtual, através da plataforma Moodle, na qual cada escola deverá receber uma sala online onde serão desenvolvidos os cursos oferecidos pelo convênio.

No evento online de abertura, na sala EAD da universidade, a reitora da UNISC, Carmen Lúcia Helfer, acolheu os educadores e falou da importância da parceria. “A pandemia está nos colocando frente a desafios novos. E a universidade se sente muito honrada com esse convênio, porque este momento, de todas as parcerias, ele tem uma importância maior, porque é uma forma que estamos encontrando de colocar em ação a retomada das aulas”, declarou.

Já a secretária da pasta, Juliana Bach, destacou a necessidade da formação. “A pandemia trouxe uma série de transformações para todos os segmentos da sociedade, e com a educação não poderia ser diferente. E fico feliz porque encontramos na universidade esse acolhimento para nos ajudar nessa transformação. Esta capacitação não se encerra após a pandemia, ficarão heranças aqui, porque a mudança é a única constante.”, afirmou.