Início Meio Ambiente Parceria incentiva a utilização de sacolas sustentáveis

Parceria incentiva a utilização de sacolas sustentáveis

Entrega das sacolas foi realizada na última terça-feira – Divulgação

Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade entre feirantes e consumidores, a Sicredi Vale do Rio Pardo entregou na última terça-feira, 25 de agosto, Dia do Feirante, 80 sacolas retornáveis para a feira orgânica do Bairro Santo Inácio, na praça Hainsi Gralow, em Santa Cruz do Sul. A parceria faz parte da campanha sistêmica do Sicredi Eu Coopero com a Economia Local, bem como é uma forma de valorizar a agricultura familiar e incentivar o consumo de produtos saudáveis.

Para o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, ao ser parceiro dos feirantes e consumidores, a cooperativa cumpre a sua missão e função social, de participar para o desenvolvimento da região. “Percebemos que produção de alimentos de boa qualidade, que são ofertados aos consumidores, é uma excelente relação entre o campo e a cidade. E através desta ação sustentável, estamos contribuindo para que estas formas de organização e de relacionamentos de negócios se fortaleçam na nossa região”, destacou.

De acordo com o produtor rural, Mauro Linhares Alves, que falou em nome do grupo de sete feirantes, o trabalho com produção orgânica tem tudo a ver com o meio ambiente, com cuidar do planeta. “Estamos fazendo o máximo para evitar sacolas plásticas e, desta forma, trabalhando as sacolas retornáveis”, destacou. Ele ainda contou que já estavam utilizando sacolas reaproveitáveis que foram adquiridas pelo grupo, mas, devido ao custo, ficava mais difícil. “A ajuda do Sicredi nos fortaleceu muito e com certeza vão vir outras parcerias”, salientou Alves.

O feirante explicou que as sacolas retornáveis serão distribuídas tanto na feira orgânica do Santo Inácio, terças e sábados de manhã, quanto nas entregas realizadas nos mesmos dias. “Queremos fazer tudo retornável”, ressaltou. Ele ainda contou que nas sacolas têm um código QR Code para a realização de pedidos diretamente no número de telefone do grupo, uma das ideias que a Sicredi Vale do Rio Pardo vem desenvolvendo junto aos feirantes. “Essa é a parte mais legal, é aquela ajuda que muitas vezes nós produtores não conseguimos parar para pensar em tudo. Esse apoio é fundamental”, comentou Alves, que também falou sobre o apoio da Prefeitura.

Conforme o analista de Programas Sociais da Cooperativa, Jeferson Klunk, as sacolas retornáveis entregues aos feirantes são produzidas pelo grupo de artesãs Uma Nova Semente, iniciativa sustentável desenvolvida no projeto Grupo das Marias, de Vera Cruz, em parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo, que repassa banners antigos para a confecção dos produtos. “É uma forma de reaproveitamento do nosso material publicitário, deixando assim, de gerar menos resíduos no meio ambiente”, destacou. Cada peça tem o custo de R$ 10, em que o valor é dividido em duas partes, uma para quem costura e a outra para atividades coletivas do grupo.