Início Geral Parceria para uso sustentável da água

Parceria para uso sustentável da água

Ana Souza
[email protected]

Com foco no uso sustentável da água nas propriedades rurais, foi lançado na tarde desta quinta-feira, 5 – Dia Mundial do Meio Ambiente –, o Programa Gestor de Recursos Hídricos, uma parceria entre a Souza Cruz e a Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). O evento ocorreu no Parque Ambiental da empresa, localizado junto à unidade no Distrito Industrial, e reuniu autoridades, pesquisadores, convidados e imprensa. Para abrir a solenidade foi exibido um vídeo que mostrou o compromisso da Souza Cruz com a valorização e a preservação do Meio Ambiente.
O programa consiste na promoção do consumo sustentável de toda a água utilizada na rotina da propriedade rural, com a distribuição de três publicações sobre o tema. A iniciativa vai envolver mais de 30 mil produtores de tabaco integrados à Souza Cruz. O trabalho, coordenado pelas áreas de Produção Agrícola e Pesquisa e Tecnologia de Tabaco da empresa, está inserido na plataforma Produtor Rural Sustentável. “Esta é mais uma estratégia para fortalecermos o pilar ambiental de sustentabilidade. E a água, recurso tão essencial, precisa que seu consumo seja inteligente e de forma sustentável”, explica o gerente de Assuntos Corporativos da empresa, Carlos Palma.

IMPORTÂNCIA

A coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel, IdelBigliardi Milani, enfatiza que a parceria é de grande relevância para a ciência, mas especialmente para os usuários dos recursos hídricos, em especial os agricultores. Conforme ela, o objetivo do programa é orientar os produtores rurais, técnicos e gestores com práticas de conservação e preservação da água, através de orientações e procedimentos técnicos a serem utilizados na propriedade rural. “O projeto é de extrema relevância não somente para a Universidade e para a Souza Cruz, mas para a sociedade como um todo. Cada vez mais temos que preservar nossos recursos naturais. A água é imprescindível, principalmente para o maior segmento que é a agricultura. Por isso é extremamente importante os cuidados com a água e com nosso planeta. O programa vêm para mostrar que devemos mudar nossa conduta. Que o lançamento do programa seja o início de uma grande parceria”, destaca.
“O programa é uma iniciativa idealizada há cerca de um ano e meio atrás. Nós, da Souza Cruz, tínhamos a consciência de que precisávamos lançar o programa, mas que era fundamental ter uma parceria importante nesta jornada. Sem a Ufpel não seria possível fazer um programa tão abrangente. O compromisso da Souza Cruz é a com a sustentabilidade, levando aos nossos produtores integrados as práticas de conservação da água em suas propriedades”, frisou o gerente Nacional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Hélio Moura.
Para o Presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider, o programa é uma iniciativa muito importante. “O setor do tabaco tem mostrado e está fazendo acontecer as iniciativas que abordam a sustentabilidade. Com estas ações, se pensa duas vezes antes de criticar o setor.”
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, João Miguel Wenzel, destacou que conciliar desenvolvimento com qualidade ambiental é a meta do município. “É exatamente isso que a Souza Cruz e a Ufpel estão propondo. Uma ação concreta e positiva junto aos produtores de tabaco integrados à empresa. O consumo sustentável da águautilizada nas propriedades trará grandes benefícios à natureza.”

RESPONSABILIDADE

A Souza Cruz firma sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável quando aplica o Sistema Integrado de Produção junto aos produtores integrados. Esse sistema oferece insumos, assistência técnica e incentivos as boas práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente. Um dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, que serve como exemplo, é a Irrigação por Gotejamento, técnica que economiza grande quantidade de água. Nas fábricas da companhia, 100% do esgoto é tratado e 31% reutilizado.
O encerramento da solenidade contou com o plantio de uma muda de árvore, feita por Idel Milani e Hélio Moura, como forma de simbolizar o lançamento do programa e fortalecer a preocupação de ambas as instituições com o Meio Ambiente e a sustentabilidade das propriedades rurais.

Ana Souza

Plantio de árvore, feita por Idel e Moura, marcou o lançamento do programa

Rodrigo Assmann

Hélio Moura e Idel Milani com a publicação sobre o Programa Gestor de Recursos Hídricos

 

Orientações para os produtores

A parceria firmada entre a Souza Cruz e a Ufpel resultou em três publicações, ilustradas e com linguagem didática, que trazem orientações aos produtores de como gerenciar os recursos hídricos na produção agrícola. A temática do conteúdo aborda aborda a capacitação da água das chuvas, ciclo hidrográfico, eventos hidrológicos, legislação para uso da água em bacia hidrográfica, atividade humana no meio rural, conservação da água e do solo, uso de agrotóxicos na zona rural, utilização da água dentro das propriedades rurais, qualidade da água, métodos e sistemas de irrigação, entre outros.
Durante a solenidade foi distribuído um exemplar que explica o Programa Gestor de Recursos Hídricos, este mesmo exemplar será entregue aos produtores. O material que compõe o programa foi elaborado por um grupo de pesquisadores, com diversidade de formação e conhecimento especializado, vinculados ao curso de graduação em Engenharia Hídrica e ao Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da Ufpel.