Início Geral Parlamentares reclamam que cadastro para celulares roubados não funciona

Parlamentares reclamam que cadastro para celulares roubados não funciona

O deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) reclamou em audiência pública promovida pela Comissão de Defesa do Consumidor que o sistema para cadastro de celulares roubados e extraviados não funciona. “Tá faltando investir no sistema. As empresas são falhas”, lamentou.

Ao afirmar que problemas com operadoras de telecomunicação são frequentes, o deputado Marcos Rotta (PMDB-AM) sugeriu a adoção de tecnologia que facilite o bloqueio dos aparelhos pelos usuários. “O ônus tem sido do consumidor. Estamos numa posição muito fragilizada em relação à prestação do serviço”, lamentou.

O presidente da Sinditelebrasil, Eduardo Levy Cardoso Moreira, lembrou que o setor já investiu R$ 500 bilhões desde a privatização. “Somos o setor que mais investe em tecnologia no País”, argumentou.

Facilitar bloqueio
Durante o debate sobre o alto número de roubo de celulares no Brasil, o superintendente de Planejamento e Regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), José Alexandre Novaes Bicalho, informou que a agência trabalha para facilitar o bloqueio do aparelho roubado pelo usuário. “Sem que ele tenha que informar um número, um código, desconhecido para ele”, destacou.

Ele informou que as operadoras têm até o fim do mês para implantar esse mecanismo no cadastro de aparelhos roubados ou extraviados. Os aparelhos registrados no cadastro são bloqueados e não podem se conectar à rede de voz e dados.

Fonte: Site da Câmara dos Deputados