Início Colher de Pau PAVÊ CROCANTE

PAVÊ CROCANTE

Uma ótima opção de sobremesa para a Ceia de Natal!

PAVÊ CROCANTE

INGREDIENTES
5 gemas
1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma medida) de leite
1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara de guaraná
1 pacote de biscoito champanhe (180g)
6 xícaras (chá) de açúcar
5 claras
100 g de coco ralado
1 colher (café) de margarina

MODO DE PREPARO
Para o creme, bata no liquidificador as gemas, o leite condensado, o leite e o amido. Coloque numa panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, para não empelotar. (Deve ficar um creme consistente, mas não ferva demais para não talhar.) Transfira para um refratário e reserve. Em uma tigela, coloque o guaraná, banhe os biscoitos distribua sobre o creme, formando uma camada.
Para a cobertura, leve ao fogo médio, numa panela, 4 xícaras (chá) do açúcar e derreta, formando um caramelo. Reserve. Bata as claras em neve na batedeira. Sem parar de bater, acrescente o caramelo ainda quente, como se estivesse preparando um marshmallow. Espalhe sobre o creme no refratário e reserve.
Numa panela, leve ao fogo médio o coco ralado, a margarina e o restante do açúcar, mexendo até obter uma farofa. Coloque sobre o marshmallow e leve à geladeira de um dia para o outro.
FONTE (ADAPTADA): http://allrecipes.com.br

DICA DA SEMANA

O amido de milho é o nome que se dá à farinha feita do milho e usado na culinária para o preparo de cremes, como espessante. Muitas vezes podemos não ter esse ingrediente coringa na cozinha. Aqui estão alguns ingredientes que podem fazer a vez de espessante em receitas.
Polvilho Azedo: Assim como o amido ele possui uma textura aveludada e é uma farinha bem fina, pode ser usado para engrossar molhos, cremes, sopas e etc.
Farinha de Trigo: É uma farinha pesada e precisa ser bem cozida para não deixar gosto de farinha em sua receita, por isso só use quando a receita puder ficar algum tempo no fogo para cozinhar.
Fécula de Batata: A fécula de batata é um ótimo espessante, e diferente do amido de milho ele não deixa a cor opaca, por isso caso queira manter a cor de um molho ou creme brilhosa e viva é o espessante mais indicado.
Fécula de Mandioca: Assim como a de batata também não deixa cremes e molhos com a cor opaca e é um ótimo espessante, porém quando usado com essa função deve ser usado sempre o dobro do que seria em amido de milho, ou seja: Se a receita pedir ¼ xícara de amido de milho troque por ½ xícara de fécula de mandioca.