LUANA CIECELSKI
[email protected]
Com a chegada do inverno e das temperaturas mais baixas muitas pessoas ficam com aquela preguiça de sair da casa pra ir até um salão. Pelo fato do corpo ficar quase todo escondido, muitos se descuidam e deixam de fazer as unhas, depilação, hidratação entre outros procedimentos que são muito comuns no verão. No entanto, essa atitude está completamente errada. Além de dar espaço para a autoestima cair, a falta desses cuidados faz com que a o corpo sofra.
De acordo com a esteticista e cosmetóloga do Centro Estético NN, Naiara Paz da Silva, no inverno a pele precisa dos mesmos cuidados do verão com um agravante: no inverno o frio e os banhos quentes tendem a deixar a pele ainda mais ressecada. “Lavar com sabonete apropriado para o tipo de pele é um cuidado básico. Além disso, usar o protetor solar todos os dias também é necessário”, explica.
Já com relação aos cabelos o problema é ainda mais sério. “As pessoas não querem tomar banho com água fria e acabam lavando o cabelo com a mesma temperatura que usa no resto do corpo”, diz a esteticista e cosmetóloga Marinez Staub, também do Centro Estético NN. Segundo ela, no entanto, isso é muito ruim para o couro cabeludo e para todos os tipos de fios, principalmente para os oleosos. “As pessoas acabam ficando com o cabelo ainda mais oleoso e muitas vezes não sabem porque, mas a água quente estimula a oleosidade”.
Uma dica das profissionais para cuidar da pele de todo o corpo, é passar óleos corporais durante o próprio banho. Eles hidratam a pele e não a pessoa nem sente tanto frio. Além disso, para as peles oleosas a dica é fazer uma esfoliação semanal. “Isso renova a pele, mas também não pode ser feito demais, porque em excesso a esfoliação também estimula a oleosidade”, explica Naiara. Já as peles secas, são as que mais sofrem por serem mais fininhas. Elas dever permanecer hidratadas sempre.
Divulgação/Internet
A pele tende a ficar ressecada no frio por causa dos banhos quentes
Mulheres e homens também nunca devem deixar de passar protetor solar. “É o melhor tratamento para manchas e rugas”, explica Marinez. “Muitas mulheres nos perguntam que creme usar nessa época e eu respondo: use um protetor. Um que seja adequado para a sua pele, seja ela seca ou oleosa”, complementa Naiara. Já para o cabelo, a dica é lavá-lo separadamente em temperatura mais baixa.
Por fim, as esteticistas também lembram que o ideal é cuidar do corpo o ano inteiro se querem tê-lo bonito no verão. “Muitas chegam aqui em setembro querendo acabar com a celulite e a gordura localizada adquirida durante o inverno, mas nós também não podemos fazer milagres”, brinca Naiara. Ela explica também que descuidar durante o inverno faz com que os tratamentos acabem sendo menos eficientes e mais demorados depois.
Cuidado com a barba
Homens também não devem se descuidar. Além de passar protetor solar todos os dias para proteger a pele do sol, fazer a barba no inverno também requer cuidados, alerta Naiara. Segundo ela, muitos homens fazem a barba durante o banho quente, o que é muito prejudicial. “Alguns chagam aqui com a pele já craquelada de tão ressecada”. Por isso o ideal é que eles também procurem um profissional que os indique um produto hidratante para usar no dia a dia.
Homens também devem cuidar da pele, principalmente ao fazer a barba