Início Geral Policiais brasileiros conhecem experiência da Alemanha

Policiais brasileiros conhecem experiência da Alemanha

Autoridades da área de segurança pública vão conhecer, até sexta-feira, 20, a experiência da Alemanha na organização de grandes eventos esportivos. O Simpósio de Segurança em Grandes Eventos Esportivos – A Experiência Alemã, no Rio de Janeiro, conta com a participação de representantes de todos os estados e cidades brasileiras que vão sediar a Copa do Mundo de 2014, além do governo federal, de clubes de futebol e da organização local da Copa do Mundo e das Olimpíadas.
O evento é o segundo promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. O primeiro encontro, ocorrido em abril, trouxe especialistas do Reino Unido. Também já foram feitos treinamentos com os governos da França, Espanha e dos Estados Unidos. Na próxima semana, profissionais brasileiros vão a capital norte-americana Washington para uma capacitação.
De acordo com Roberto Alzir Dias Chavez, subsecretário extraordinário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, o foco desse simpósio é a experiência do governo alemão na Copa de 2006 e a participação no planejamento da Copa de 2010, na África do Sul, além da organização dos jogos da Eurocopa de 2008.
“Nós temos aqui profissionais que trabalharam no planejamento e na operação desses jogos, muito bem sucedidos em termos de organização. A ideia é efetuar um debate prático entre os profissionais de segurança pública das 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo e a Copa das Confederações com esses profissionais, um bate-papo, uma troca de experiência que efetivamente ajude o nosso processo de planejamento e operações.”

Akemi Nitahara/Agência Brasil