Início Colunas Política pública de Estado

Política pública de Estado

Em várias oportunidades neste espaço tenho feito referência ao papel do Estado, aqui visto como ente público que representa aos anseios de uma Nação, tem papel fundamental na regulação das relações entre a res pública e o poder do mercado privado. Também já disse que a visão defendida por muitos políticos, de que o papel do Estado é focar suas energias no trinômio Educação, Saúde e Segurança, não atende a enorme complexidade da sociedade pós-moderna.

Neste aspecto, a atual crise tem demonstrado, que o papel do Estado é muito importante em um conjunto de demandas que cada dia surgem, seja na regulação das relações de trabalho, seja na concessão de crédito para setores importantes da economia, na criação de políticas públicas para pessoas do mercado informal, e tantas outras necessidades que nascem em um momento tão difícil.

Nesta semana assistindo uma entrevista do médico e neurocientista, Miguel Nicolelis, o mesmo de forma muito lúcida disse que o Estado brasileiro, no decorrer de 2020 deveria ter investido na produção de uma vacina própria, como fizeram EUA, Inglaterra, Índia e outros. Segundo o cientista, faltou liderança do Governo Federal que ficou batendo cabeça, onde a troca de Ministros da Saúde, a sandice do presidente e a total ausência de um planejamento nacional nos levaram à mais séria e grave crise.

Nicolelis é um cientista reconhecido no mundo, e tem falado há muito tempo sobre o que já está ruim, pode piorar mais ainda. E a projeção mais grave que fez, é de que se não houver um concerto nacional sobre a necessidade de reduzir de forma drástica a circulação de pessoas, e por consequência do vírus, podemos chegar ao final de 2021 com 500 mil mortes. Também disse que precisamos vacinar muito mais do que estamos.

O cientista somente disse o que deveria ser óbvio, o Estado deve estar presente no campo da pesquisa e produção de medicamentos e seus insumos. Ou seja, o momento tem nos demonstrado que a falta de investimentos em pesquisa no setor da saúde, nos torna dependentes de tecnologias alienígenas, que por razões de mercado estão tardando para chegar.

O que ficou provado que a velha teoria de que mercado tudo regula, novamente não deu certo. Acho que os liberais de plantão devem colocar suas barbas de molho, e o Estado através da pesquisa e conhecimento deverá sim estimular e conduzir uma nova política de produção de medicamentos e insumos, como fizeram as nações que têm políticas de Estado e não governo.