Início Política Prefeita Helena Hermany sanciona lei para ensinar Manobra de Heimlich

Prefeita Helena Hermany sanciona lei para ensinar Manobra de Heimlich

Foto: Divulgação

A prefeita Helena Hermany (PP) sancionou nesta quinta-feira, 23, a lei de autoria da vereadora Bruna Molz (Republicanos), que obriga os hospitais e maternidades situadas no Município de Santa Cruz do Sul a ensinar a Manobra de Heimlich aos pais ou responsáveis dos recém-nascidos.

Além disso, também deverão afixar nos locais destinados às gestantes, como nos berçários e sala de espera/recepção, uma cópia da lei para que todos os pais e/ou responsáveis dos recém-nascidos tomem conhecimento do treinamento oferecido. A legislação prevê um prazo de 60 dias para os hospitais se adequarem a nova norma.

Bruna Molz esteve no Palacinho com a filha Manuela no momento da assinatura da prefeita, ressaltou que a legislação é muito importante para os pais e a segurança dos recém-nascidos. Ela destaca que a legislação representa um grande avanço na promoção da saúde pública do Município, pois potencialmente vai salvar um número incontável de vidas.

“Muito obrigada prefeita Helena Hermany por entender a necessidade de por em vigor essa legislação. Infelizmente hoje essas medidas não são de conhecimento de todos, e ao se depararem com situação emergencial de engasgamento, na tentativa de salvar o neonato, acabam por fazer manobras ineficazes ou tardias, ou mesmo não conseguem buscar auxílio médico a tempo, podendo ocasionar o óbito do recém nascido”, justificou Bruna.