Início Geral Prefeitura começa hoje a vacinação infantil em Santa Cruz

Prefeitura começa hoje a vacinação infantil em Santa Cruz

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Prioridade de aplicação das doses é para portadores de comorbidades e deficiências

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul começa hoje a vacinação infantil de crianças entre 5 e 11 anos de idade. Três postos de saúde vão ser utilizados para a prestação do serviço: as ESFs Cohab e Glória Imigrante atendem a partir desta quarta-feira, enquanto a ESF Dr. Pedro Eggler, em Monte Alverne, abrirá a imunização amanhã. Inicialmente, a prioridade é para jovens portadores de comorbidades e deficiências.


Enquanto houver estoque de vacina – o município recebeu 560 doses –, os três locais serão usados exclusivamente para a aplicação nas crianças. A imunização vai ocorrer por ordem de agendamento por telefone ou presencialmente nas unidades destacadas. Ela é contraindicada para jovens que já tenham tido Covid-19 nos últimos 30 dias, que estejam com febre ou estado gripal ou que tenham tomado qualquer outra vacina nos últimos 15 dias.


A definição do cronograma de vacinação segue as orientações da Comissão Intermunicipal Bipartite do Estado (CIB). Entre as comorbidades consideradas para a vacinação infantil estão a obesidade grave, asma, diabetes, doenças autoimunes e cardiovasculares, entre outras, todas comprovadas por meio de atestado médico e exames – confira a lista completa e os documentos comprobatórios da doença no site https://www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/vacinacao.


A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, garante que as equipes estão plenamente preparadas para o atendimento da demanda e destaca que a organização da vacinação infantil foi feita com a mesma intensidade com que foi aos adultos. “As crianças são um público mais delicado e vamos atuar com toda a cautela e responsabilidade”, enfatizou.


No ato da aplicação da dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, um documento com o CPF e/ou cartão nacional de saúde (CNS) da criança. Se não for um dos pais do menor, o acompanhante, portando documento de identificação, deve preencher um termo de responsabilidade.

Confira os locais para vacinação infantil contra a Covid-19

Hoje
ESF Cohab: Rua Professor Edgar Gewehr, 60, telefone 3711-4778.
ESF Glória Imigrante: Rua João Rabuske, 12, telefone 3711-9166.


Amanhã
ESF Dr. Pedro Egler: Rua Dr. Pedro Eggler, Monte Alverne, telefone 3704-1139.
Horários de atendimento nos três locais: das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
É necessário agendar presencialmente ou por telefone diretamente nestas unidades.