Início Geral Prefeitura distribui materiais para casas atingidas no temporal

Prefeitura distribui materiais para casas atingidas no temporal

Equipes da Secretaria de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, através da Defesa Civil; e da Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação realizaram na manhã da terça-feira, 11 de fevereiro, a distribuição de telhas para as famílias atingidas pelo temporal registrado na segunda-feira em Santa Cruz do Sul.
A entrega de aproximadamente 1.000 telhas de 4 milímetros cada beneficiou cerca de 100 famílias do bairro Santa Vitória e do Loteamento Beckenkamp, no bairro Dona Carlota, pontos que tiveram o maior número de estragos causados pela chuva torrencial e fortes ventos.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Telhas foram entregues a mais de 100 famílias

Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Joaquim Barbosa, foram contabilizadas 255 casas danificadas. Ainda no final da tarde de segunda-feira, 10, estas moradias receberam lona para proteção emergencial. No total, foram utilizadas 17 bobinas de lona de 600 metros cada. Já as telhas foram distribuídas com base nos pedidos cadastrados junto ao CRAS Beatriz Frantz Jungblut, onde uma equipe da Prefeitura se instalou para atender e auxiliar a comunidade ao longo desta terça-feira.
Pela manhã, o prefeito Telmo Kirst esteve no local e prestou apoio aos moradores. Também acompanharam o andamento do serviço a vice-prefeita e secretária municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Hermany; e o secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany.

DECOM/PMSCS/Divulgação

Prefeito foi conferir de perto as ações das secretarias municipais

Temporal atingiu área de concessão da AES Sul

O temporal da segunda feira, 10 de janeiro, atingiu a área de concessão da AES Sul, causando danos na rede elétrica. Foi o décimo em 10 dias. A cidade mais castigada foi Santa Cruz do Sul, onde teve vento forte e muita chuva.  “No pico do temporal, tivemos 80 mil clientes desligados, neste momento há 16 mil clientes sem energia elétrica”, declarou a assessoria de imprensa da empresa durante a terça-feira.
A concessionária vem trabalhando na reconstrução, mas a sequência de temporais dificulta a normalização plena do fornecimento de energia. Locais que acabaram de ser consertados são novamente destruídos e as equipes têm que recomeçar o trabalho.
A AES Sul está trabalhando com mais de 1.000 profissionais, visando normalizar o fornecimento no menor tempo possível aos 16 mil clientes atingidos. No entanto, o volume e a complexidade dos estragos impossibilitam informar com segurança o horário que a energia será restabelecida. A normalização vai se dando na medida em que os consertos vão sendo concluídos.

ALERTA DE SEGURANÇA
A AES Sul faz um alerta importante: ninguém deve se aproximar ou tocar em quaisquer equipamentos da rede elétrica. Não é possível saber se está ou não energizado, correndo risco de acidente grave. Também jamais deve se tentar religar a energia por conta própria. Para qualquer problema com a rede, chame a AES Sul.