
Foto: Evelin Nyland
Nas últimas semanas, podas de árvores realizadas pela CPFL RGE na área urbana de Santa Cruz do Sul motivaram questionamentos sobre a extensão das intervenções e os procedimentos adotados no manejo da vegetação. Para tratar do assunto e aprimorar a execução desse tipo de serviço, uma reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 3, no Palacinho.
Participaram o prefeito Sérgio Moraes, o consultor de negócios da RGE, Eduardo Döring, e representantes das Secretarias Municipais de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Conforme Eduardo, as podas realizadas na rua Borges de Medeiros, no Centro, e nas proximidades da praça da Avenida Senador Alberto Pasqualini, no Bairro Verena, foram necessárias para prevenir problemas na rede elétrica. Segundo ele, os trabalhos contaram com autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), conforme a regulamentação vigente.
Como encaminhamento do encontro, ficou acordado que os próximos trabalhos programados, dessa mesma natureza, serão realizados em conjunto pelas equipes da CPFL RGE e da Prefeitura, buscando aprimorar as técnicas empregadas a fim de conciliar a segurança da rede elétrica com a preservação da arborização urbana. Nesses casos pontuais, também serão enviados comunicados prévios à comunidade, informando sobre as intervenções previstas e os motivos que justificam os serviços.
Programa Arborização Mais Segura
O encontro também tratou do Programa Arborização Mais Segura, parceria entre a Prefeitura e a CPFL RGE voltada ao plantio de árvores em espaços públicos.
A iniciativa prevê a compensação ambiental por meio do plantio de novas árvores em locais adequados nos casos em que a supressão se torna necessária. A medida contempla árvores que apresentam conflitos com a rede elétrica e que, devido às suas características ou condições, não podem mais ser manejadas por meio de podas, além de exemplares que estejam em condições inadequadas ou representem riscos à população.
O programa busca, ainda, substituir espécies incompatíveis com a rede por outras mais apropriadas para o ambiente urbano, contribuindo para a segurança e a qualificação da arborização no município.
Projeto Redes Verdes Vivas
Outro assunto tratado foi o Projeto Redes Verdes Vivas, parceria lançada em setembro entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a CPFL RGE e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). Santa Cruz do Sul está entre os sete municípios gaúchos selecionados para receber o projeto.
A iniciativa, que deve começar em breve, contempla ações de educação socioambiental, arborização urbana, plantio de espécies nativas em áreas públicas, instalação de meliponários para a conservação de abelhas e outros polinizadores, implantação de pomares com espécies frutíferas e nativas e restauração de áreas degradadas, entre outras atividades.













