Início Sem categoria Prefeitura intensifica atendimento a sintomáticos para Covid-19

Prefeitura intensifica atendimento a sintomáticos para Covid-19

Santa Cruz do Sul recebeu alerta do Estado na última terça-feira, 25, por conta do aumento de casos de internação em leitos clínicos de UTI e óbitos relacionados ao coronavírus em todas as regiões Covid. Com isso, nesta quarta-feira, 26, a Prefeitura Municipal divulgou uma da ações de enfrentamento à pandemia para iniciar nesta quinta. Trata-se do projeto Unidades Sentinelas. A Secretaria de Saúde estabeleceu seis unidades de saúde para atendimento exclusivo a pessoas com sintomas respiratórios. As unidades destacadas para atender sintomáticos respiratórios são a UBS Jacob Schmidt e as ESF Faxinal, Cohab, Menino Deus, Margarida e Gaspar Bartholomay. Todas elas atenderão em horário normal, das 7h45min às 11h45min e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Conforme o coordenador adjunto da Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Alexandre Butzke, a pasta já havia adotado algumas ações – uma delas foi a redução em 50% dos atendimentos eletivos em todas as unidades de saúde há duas semanas. A medida foi adotada com o intuito de evitar a circulação de pessoas e a exposição ao vírus. Para Butzke, a expectativa é que a iniciativa traga melhores resultados ao atendimento. “Acreditamos que com os Sentinelas geraremos um efeito positivo, diminuindo a procura nos pronto-atendimentos, principalmente”, declarou.

O aumento da demanda de pacientes com sintomas respiratórios também fez com que, desde a última terça-feira, a Secretaria de Saúde e o Hospital Ana Nery disponibilizassem mais um médico para atendimento no Hospitalzinho. O profissional atua no período das 10h às 22h. Para outras demandas de saúde, como acolhimentos, vacinas e curativos, entre outros procedimentos, o cidadão deve procurar outras unidades de atendimento da rede municipal. No interior do município, as unidades manterão o atendimento a pacientes sintomáticos respiratórios.

NÚMEROS COVID EM SANTA CRUZ – 26/01

Até esta quarta-feira, 26, havia sido registrado dois novos óbitos relacionado à Covid (87 anos e 86 anos). São 679 novos casos confirmados em um total de 26.087. Outras 1.294 pessoas estão em isolamento com suspeita da doença. Desde o início da pandemia, 351 óbitos já foram registrados, e 23.485 já estão curadas da Covid-19.

Os internados do Município no Hospital Santa Cruz (HSC) chegam em 11 casos positivos, e no Hospital Ana Nery (HAN) mais quatro, sendo que de fora da cidade mais 13 pessoas estão em tratamento hospitalar. Já em tratamento domiciliar (casos não hospitalizados), 2.236 pessoas estão positivadas com o coronavírus.