A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza neste domingo, dia 30, na Faculdade Dom Alberto, o processo seletivo para preenchimento de 250 vagas de estágio em diversas áreas da Administração. Concorrem 531 inscritos para 167 vagas de nível superior e 83 de nível médio.
As provas serão realizadas no período da tarde, a partir das 13 horas, e a duração máxima será de três horas. Só será permitida a saída da sala, ao candidato que concluir a prova, uma hora após o início do certame. De acordo com o coordenador de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Comunicação Social, Vanir Azevedo, a recomendação é que os candidatos cheguem ao local com, no mínimo, meia hora de antecedência, para evitar contratempos. “É importante observar este cuidado e chegar com tempo suficiente para encontrar a sala. Quem chegar após o horário não terá acesso ao local da prova.”
O candidato deve portar documento de identificação com foto e caneta esferográfica de ponta grossa, azul ou preta. Não será permitido acesso para quem portar equipamentos eletrônicos – celular, tablet, notebook, gravador, calculadora, MP3, MP4 e outros.
O processo seletivo está a cargo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável também pela elaboração das provas. O exame constará de 40 questões objetivas, de múltipla escolha, divididas igualmente em língua portuguesa, informática, matemática e conhecimentos gerais. Um dos critérios para desempate será a maior nota nas questões de língua portuguesa, que terá o dobro do peso das demais disciplinas.
A divulgação dos gabaritos acontece na terça-feira, dia 2 de julho, nos sites do CIEE (www.ciee-rs.org.br) e da prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br). Após as fases de interposição de recursos e publicação de resultados, a homologação final deve ocorrer, no mais tardar, no dia 26 de julho. Os aprovados serão chamados gradativamente, conforme as necessidades da Administração e, a medida que os atuais contratos forem sendo encerrados. Conforme legislação, 10% das vagas estão destinadas a pessoas com deficiência.
Como explica o secretário de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, a abertura do processo seletivo atende ao cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público do Trabalho, através da procuradora Enéria Thomazini. A prefeitura havia sido notificada em outubro de 2012 para que se adequasse à legislação federal e regulamentasse matéria no âmbito municipal atendendo a uma série de requisitos claros para a contratação de estagiários. “Até então a ocupação das vagas não vinha ocorrendo por meio de seleção pública, que é a forma correta de promover igualdade de oportunidades para estudantes que buscam uma primeira experiência no mercado de trabalho”, disse














