Início Geral Prefeitura vai investir em novas ciclovias

Prefeitura vai investir em novas ciclovias

Fotos: Rolf Steinhaus

Telmo Kirst também pedalou na ciclovia durante o ato de inauguração

Nelson Treglia
[email protected]

A restauração da ciclovia do Distrito Industrial foi inaugurada no último sábado. Na ocasião, o prefeito Telmo Kirst revelou que mais 15km a 20km de ciclovia devem ser construídos no município. No Distrito Industrial, foram recuperados 6,5km. Esta extensão começa logo após o posto da Brigada Militar e vai até a antiga Dimon. O investimento na restauração foi de R$ 340 mil.
“Trinta anos atrás, fiz construir a ciclovia do Distrito Industrial”, disse o prefeito aos ciclistas que participaram da inauguração. Naquela época, Telmo era secretário estadual dos Transportes. “Com tristeza, eu vi que a ciclovia não foi mantida. Mas agora conseguimos restaurá-la”, frisou.
Telmo Kirst agradeceu as secretarias municipais de Obras e de Transportes pelo trabalho realizado. O prefeito destacou a relevância da obra para os trabalhadores do Distrito Industrial e para os ciclistas em geral, que fazem, segundo ele, o “que deveríamos fazer: andar de bicicleta”. As próximas ciclovias a serem construídas terão todas as condições que o ciclista necessita, assinalou Telmo.
A inauguração contou com a presença de participantes do 3º Passeio Ciclístico Ciclovia é Vida. “Espero que a ciclovia avance na nossa cidade”, disse o presidente do clube Santa Ciclismo, Robson Lima. Ele lembrou que a ciclovia possibilita condições de vida mais saudável. “Agradeço à Prefeitura pela dedicação e foco nessa atividade”, afirmou.
Um dos participantes do passeio e da inauguração foi o renomado ciclista Miguel Lawisch, de 48 anos. Entre 1991 e 1992, ele foi de bicicleta até os Estados Unidos. Atualmente, Lawisch pratica corrida de aventura e realiza trabalhos de conscientização para que mais pessoas andem de bicicleta. O ciclista diz que não utiliza nem carro nem moto. O meio de transporte dele é a bicicleta. “Finalmente, a ciclovia foi recuperada. Ela estava abandonada”, recordou o esportista.
Miguel Lawisch lembrou que entrava e saía governo, e a ciclovia não era restaurada. Ele elogiou a recuperação: “Ficou bom. Bem sinalizado e útil”. Segundo Lawisch, a construção de ciclovias exige um apurado estudo técnico. “É preciso um projeto interligado com as outras formas de transporte”, realçou. O ciclista chamou atenção para a questão da mobilidade urbana: “Uma bicicleta a mais, é um carro a menos”.
Conforme Miguel Lawisch, que tem acompanhado os trabalhos relacionados às ciclovias em Santa Cruz do Sul, as próximas extensões a serem construídas deverão passar por locais como bancos e hospitais. Algo que deverá criar uma nova perspectiva para o trânsito na cidade.


O prefeito e o presidente do Santa Ciclismo, Robson Lima


Miguel Lawisch: projeto interligado