Início Geral Prevenção de enchente | Alarmes sonoros para salvar vidas

Prevenção de enchente | Alarmes sonoros para salvar vidas

Defesa Civil instala dispositivos de alerta em três pontos de alto risco em Santa Cruz do Sul

Dispositivo no bairro Navegantes fica no final da Rua Irmão Emílio, próximo ao Rio Pardinho – Fotos: Guilherme Athayde

Guilherme Athayde
[email protected]

A Defesa Civil de Santa Cruz do Sul conta com mais um elemento para a segurança da população no trabalho de prevenção de desastres naturais. Na manhã de ontem, ocorreu uma demonstração do novo sistema de alerta sonoro em áreas de risco do município. Três aparelhos foram instalados nos bairros Navegantes/Várzea e Belvedere, e no distrito de Rio Pardinho e servem para avisar os moradores em momentos críticos, como enchentes e possíveis deslizamentos de terras.

Com a presença do prefeito Sérgio Moraes (PL), do vice-prefeito Alex Knak (MB) e de vereadores, o coronel Cesar Eduardo Bonfanti, coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz, apresentou um dos dispositivos, colocado na Rua Irmão Emílio, na várzea do Rio Pardinho. O sistema pode ser acionado via telefone celular e dispara uma mensagem sonora, acompanhada de um sinal luminoso, que alerta os moradores para deixarem suas casas em situações de risco de enchente.

“É importante que todos estejam alertas nessas situações e que ninguém tenha a necessidade de ser retirado numa embarcação. Estamos organizados para retirar as pessoas de forma segura. Queremos evitar que as pessoas sejam retiradas de forma rápida, que às vezes apresenta risco à vida delas”, destacou Bonfanti.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Navegantes, Anderson Odilo Raasch, celebrou as obras que são realizadas no local, ligando as sangas diretamente ao Rio Pardinho, para melhorar o fluxo da água e tentar evitar o alagamento das ruas nos períodos de chuvas prolongadas. Ele apontou que o sistema de prevenção pode dar um pouco mais de tranquilidade aos cidadãos em casos de enchentes.

“Que essas sirenes não sejam como as das camionetas da Defesa Civil, que tiram nosso sossego. Que não sejam tocadas, mas, quando forem tocadas, que seja de uma forma que a gente tenha tempo necessário para fazer as remoções de nossos bens, pois a grande maioria das pessoas ainda está se reconstruindo”, destacou Raasch, lembrando da última cheia do Rio Pardinho, em junho.

O novo sistema foi instalado em parceria com empresas locais, que realizaram a cedência dos equipamentos e a ligação de internet sem custos ao município. “Este sistema faz parte de um contexto de informações que estamos buscando juntamente com o Estado, o Cisvale e o governo federal para repassar à comunidade. Estamos instalando pluviômetros em várias regiões e então poderemos ter as informações da quantidade de chuvas. Teremos dois equipamentos que vão verificar o nível do rio em Sinimbu e em Rio Pardinho. Com essas informações, vamos levar esses alertas à comunidade”, observou Bonfanti.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, os equipamentos instalados nas três localidades são adaptáveis para situações diversas das crises climáticas. As mensagens podem ser alteradas para auxiliar na prevenção de doenças e divulgar campanhas de vacinação.

Com a presença de lideranças do bairro, coronel Bonfanti (E) apresentou o equipamento para membros do Executivo e do Legislativo

Iniciativa vem de exemplo do Vale do Taquari

O presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Agropecuária e Serviços de Roca Sales (CIC-Roca Sales), Cleber Fernando dos Santos, esteve presente na demonstração do dispositivo de prevenção de enchentes em Santa Cruz do Sul. Ele apresentou o sistema ao coronel Bonfanti em uma visita do coordenador da Defesa Civil a Lajeado, que conta com sistema semelhante graças a uma doação da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) à Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari. A ação ocorreu após a enchente de maio de 2024.

“Enfrentamos o maior desafio de Roca Sales, perdemos 100% do comércio. Começamos a ganhar doações e a Acif, de Florianópolis, nos forneceu um aporte para que investíssemos em prevenção, em um sistema de alerta. Colhemos informações de sistemas em todo o Brasil e pelo mundo, e conseguimos desenvolver um sistema de alerta como o que está instalado agora em Santa Cruz do Sul, que também existe em Nova Petrópolis, Coqueiro Baixo e Lajeado”, comentou.

Segundo Santos, o objetivo é instalar outros 15 dispositivos junto ao Rio Taquari. Envolvido com a Defesa Civil nas cheias dos dois últimos anos, ele lembra que 16 pessoas perderam a vida em deslizamentos em Roca Sales em setembro de 2023 e duas vítimas nunca foram encontradas, algo que pode ser evitado com o uso dos equipamentos de prevenção. “Foi bastante marcante. Ainda temos feridas abertas, pois, às vezes, a gente ainda encontra familiares dessas pessoas que perderam vidas. Mas, dia após dia, a gente vai superando”, frisou.

HOME