Início Geral Primeiro Hospital Veterinário da região é inaugurado

Primeiro Hospital Veterinário da região é inaugurado

Previsão é que atendimentos estejam disponíveis em setembro

Ricardo Gais
[email protected]

Hospital Veterinário está localizado em Linha Pinheiral, interior de Santa Cruz – Desirê Allram/Unisc

“A pandemia de Covid-19 atrasou a inauguração que estava prevista para o primeiro semestre de 2020. No entanto, o momento esperado chegou graças ao esforço de muitas pessoas”, disse a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, durante a inauguração do primeiro Hospital Veterinário da região. A cerimônia ocorreu na tarde dessa quarta-feira, 12, de forma restrita, no prédio localizado às margens da RSC-287, em Linha Pinheiral, local escolhido para receber este importante espaço para a comunidade santa-cruzense. A cerimônia de entrega contou com a presença do prefeito Telmo Kirst e demais convidados e foi transmitida nas plataformas digitais da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

O Hospital Veterinário é uma obra da Unisc em parceria com o Munícipio de Santa Cruz do Sul. A Lei 8155 permitiu a cedência do imóvel de 1,8 mil metros quadrados pela prefeitura à universidade, mediante termo de sessão de uso de 20 anos prorrogáveis pelo mesmo período. Telmo Kirst também anunciou na época de início das obras o valor de R$ 1 milhão para a reforma necessária. Em contrapartida, o hospital irá prestar serviços gratuitos aos animais do Canil Municipal, de ONGs e protetores independentes. O convênio foi assinado entre Apesc, Unisc e prefeitura e a previsão é de que os serviços estejam disponíveis a partir de setembro em uma sistemática que ainda será definida.

A reitora destacou quando o prefeito sugeriu a ideia do hospital. Na época a Unisc já estava estudando diferentes espaços para implantá-lo, requisito necessário exigido pelo Ministério da Educação para as aulas práticas do curso de medicina veterinária, que teve sua primeira turma em 2018 e hoje conta com 140 estudantes da área. “Agradecemos ao prefeito Telmo e manifestamos o reconhecimento da Unisc ao município que acolheu a universidade em sua necessidade de formação dos estudantes e o anseio da comunidade com a causa animal”, disse.

Em sua fala, o prefeito Telmo Kirst exaltou a importância da parceria da universidade com o município. “Esta obra é tão importante que consagra Santa Cruz na área do bem-estar animal e coloca a Unisc num patamar entre as melhores universidades do Brasil”, afirmou. Telmo também ressaltou o empenho das lideranças que contribuíram para a construção do Hospital Veterinário. “Tenho muito orgulho da Unisc por ter sido aluno e agora por poder contribuir para que tivéssemos este momento. Quero agradecer a todas as secretarias do município que se envolveram e parabenizar a reitora e sua equipe pelo espírito de construção e de concretização desta obra”, declarou.

A reitora da Unisc destacou também o empenho da vereadora Bruna Molz, ativista da causa animal, que batalhou pela tramitação e aprovação do projeto de lei do hospital e o envolvimento do ex-secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, para a criação do hospital.

Carmen Lúcia de Lima Helfer finalizou dizendo: “o hospital é uma conquista para a comunidade e os recursos aplicados são um grande investimento para o presente e futuro, que resultará na qualificação de pessoas não só de Santa Cruz, mas como de vários locais do estado. Resultará na produção da ciência e tecnologia reunindo saúde e educação”, concluiu. Na sequência, o prefeito e a reitora procederam o desenlace simbólico da fita inaugural, e após houve a bênção ecumênica do prédio.

Carmen Lúcia de Lima Helfer, reitora da Unisc, e o prefeito Telmo Kirst, realizaram ato simbólico de inauguração – Matheus Prestes/Secom

Sobre o Hospital Veterinário

As obras iniciaram em 2019 em um prédio já existente de dois pavimentos, que recebeu reforma completa com a troca do piso, edificação das paredes, forro, instalação elétrica e hidrossanitárias, nova fachada, instalação de elevador, gerador de energia, central e rede de gases medicinais, sistema de climatização e combate a incêndio e demais itens que são necessários em um Hospital Veterinário, com objetivo de adequar o sistema hospitalar para saúde animal e atender aos requisitos normativos.

Além de ampliações com 300 metros quadrados as obras externas contaram com novo cerceamento, portões, iluminação do pátio e estacionamento. O investimento foi de mais de 5,7 milhões, providos pela Prefeitura Municipal e pela Unisc que financiou os recursos junto ao Sicredi. A obra também contou com recursos para aquisição de equipamento através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Marcelo Moraes.

No espaço que serão formados os futuros profissionais da medicina veterinária, será realizado consultas, vacinas, exames de imagem, exames de análises clínicas, internações, tratamento oncológico e cirurgias de alta complexidade em animais de pequeno e grande porte. Os animais silvestres também serão atendidos no local.

O Hospital Veterinário funcionará 24 horas por dia e começará suas atividades de forma gradativa. A expectativa de quando estiver em pleno funcionamento é de atender até cem animais por dia. Os atendimentos iniciais serão para animais de pequeno porte.

A nova instalação hospitalar é moderna e conta com tecnologia de ponta para desenvolver o ensino, pesquisa e extensão. O local contará com laboratórios, entre eles o de patologia veterinária que fará necropsia e análise de tecidos que vai possibilitar a avaliação de neoplasma.