Início Especiais Problemas na gengiva: o que é importante eu saber

Problemas na gengiva: o que é importante eu saber

As doenças gengivais acometem a grande maioria das pessoas, podendo se manifestar na forma de gengivite ou periodontite. Tanto a gengivite como a periodontite são doenças inflamatórias causadas pelo acúmulo de biofilme (placa) dental em torno dos dentes. O biofilme dental, entre outras substâncias, é composto por milhares de bactérias e deve ser removido diariamente através de uma correta higiene dental (escova e fio dental). Caso isso não ocorra, ele pode se tornar mais agressivo aos tecidos, e desta forma desencadear o processo de doença gengival. Além disso, o biofilme depositado sobre o dente pode mineralizar-se e se transformar em cálculo dentário (tártaro), que não se consegue remover com a simples escovação.
A gengivite é uma forma mais branda da doença na gengiva, ela é reversível, ou seja, após o tratamento a pessoa fica como se nunca tivesse estado doente, já a periodontite é uma doença mais grave caracterizada pela destruição do aparato de inserção do dente que causa danos permanentes. Se a gengivite não for tratada, pode evoluir para uma periodontite que, se não tratada, pode levar à perda do dente.
Os sintomas tanto da gengivite como da periodontite são: sangramento, gosto ruim na boca, mau hálito, vermelhidão, dor e inchaço gengivais. A percepção de dentes frouxos já indica a presença de perda óssea avançada, e  mostra que estamos diante de um caso de periodontite. Para saber a real gravidade da doença na gengiva, é necessária a avaliação de um periodontista, que fará um exame detalhado, e deste modo estabelecerá o correto diagnóstico da doença e realizará, se necessário, um adequado tratamento. Após a conclusão da terapia o paciente deverá retornar ao consultório odontológico em intervalos determinados pelo profissional com o objetivo de manter a sua saúde bucal.

Dra. Simone Glesse Baumhardt
Cirurgiã Dentista e Mestre em Periodontia
CRO 11291