
A cada ano que passa, a Procissão das Criaturas busca aperfeiçoar a sua organização e trazer novidades. Na 11ª edição não poderia ser diferente. Como já acontece desde a primeira edição, às 18 horas inicia a concentração e pontualmente às 20 horas é a saída para o desfile. Tudo na praça Getúlio Vargas, em frente à Catedral, bem no centro de Santa Cruz do Sul.
Na concentração, a entidade social dessa edição, a Associação de Assistência a Pacientes Oncológicos e Transplantados (AAPOT), já vai estar a postos para receber os litros de leite integral e/ou doações em pix ou dinheiro. Já na praça da Bandeira, a partir das 18 horas, no galpão junto à Prefeitura, os pais podem levar seus filhos para que recebam a pulseirinha de identificação. Uma iniciativa que tem o apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e que possibilita a ação rápida no caso de alguma criança se perder durante o evento.
Já tradicional, o abre-alas são as motos, os motoqueiros fantasmas. Essa parte do desfile é coordenada pelos parceiros do Insanos Motoclube, divisão Santa Cruz do Sul, junto com as Lokas Moto Clube, que é a ala feminina. Logo atrás vem o dindinho, o veículo inclusivo da Procissão, responsável por trazer os PCDs, pais com crianças de colo, gestantes, idosos e todos aqueles que tiverem dificuldade de acompanhar o trajeto caminhando.
O dindinho é seguido pelos animatrônicos, os dois dinossauros velociraptors que tem 2 metros e 60 quilos cada um, explica Marcelo Ceppo, que veste um deles: “a magia do desfile começa no momento de entrar em cena e é uma coisa inexplicável, não tem como explicar isso, pelo fato da reação das pessoas. A cada desfile uma surpresa diferente, uma grata surpresa diferente”.
Depois, o grupo de danças japonesas Aika, de Ijuí, traz a cultura oriental para a Floriano com seus taikôs (tambores tradicionais) e performance de dança. Em seguida, os carros temáticos se apresentam juntamente com os simpáticos amigos Fritz e Frida. Na sequência, os três trios elétricos, um verdadeiro show de som e luzes, cada um com um Dj e um animador, seguidos por muitos cosplayers dos mais diversos e inusitados assuntos.
Junto com o público, os já tradicionais bloquinhos. Chegando ao final, a ala que foi o sucesso da edição de 2024 está de volta: Mad Max. E promete trazer novidades segundo um dos participantes do grupo que se denominou “Assombrados”, Francis Kaue Silva: “A partir de sobras e materiais reciclados, e construídos de forma artesanal, damos vida a veículos únicos, inspirados em um sonho de criança: recriar a saga que marcou nossas infâncias, transformando imaginação e nostalgia em movimento.”
Ao final, a ambulância municipal fazendo a retaguarda do plano de atendimento a emergências juntamente com duas ambulâncias do SOS Unimed e socorristas com um kit de primeiros socorros em meio ao público. Segundo o médico emergencista Carlos Dornelles, coordenador desse trabalho junto à organização do evento, “com certeza vamos ter um grande evento, mais grandioso ainda e tranquilo, e sem nenhuma intercorrência mais séria, como foi no ano passado”.
A Procissão das Criaturas tem o patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. A realização é de Ana Cria Tudo e Dalla Costa Brothers.


Avisos dos organizadores:
- O som dos trios elétricos é silenciado durante a passagem pela quadra do Hospital Santa Cruz.
- Todos os condomínios e garagens são informados sobre os bloqueios de vias e seus horários, bem como sobre a localização do atendimento à saúde para o caso de alguma emergência.
- São permitidas apenas réplicas de armas. Pode ser de madeira, de espuma, de papelão, mas nunca de verdade.
- Cuidado com as crianças, contendo para que não avancem na rua.
- Algumas fantasias são grandes e pesadas, então, procure ter cuidado ao se aproximar delas.
- Temos um público bastante sensível e que costuma se assustar facilmente. Então, tome cuidado ao interagir com as pessoas.
- Sobretudo nas motos, cuidado com o calor ao passar perto dos escapamentos.
- A Procissão conta com equipe de segurança privada, socorristas e ambulâncias interligadas, caso visualize a necessidade de algum atendimento avise quem estiver mais próximo.
- Na praça da Prefeitura, no galpão, estarão sendo distribuídas pulseiras de identificação infantil. Identifique o seu filho e combine esse local como ponto de encontro caso ele se perca.
- Aguarde o final do desfile para tirar fotos com os seus personagens favoritos, todos vão se manter pelo centro e aí fica bem mais fácil de fazer bons registros.
- Fotos e vídeos oficiais vão estar no Instagram @procissaodascriaturas.
- Possivelmente iremos exceder o limite de stories no dia do evento. Então, ao chegar nele, não iremos mais poder compartilhar, mas continue nos marcando e publicando #tbt o ano todo.














