Início Geral Proclamação da República | O que abre e o que fecha no...

Proclamação da República | O que abre e o que fecha no próximo feriado

Data celebrada na quarta-feira da semana que vem marca os 134 anos em que as tropas militares tomaram o poder e o Brasil deixou de ser uma monarquia para se tornar uma república

Empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios, que cumprem as cláusulas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho, estão autorizados a abrir os seus estabelecimentos
Arquivo/RJ

Luísa Ziemann
[email protected]

No dia 15 de novembro, quarta-feira da semana que vem, é celebrado o Dia da Proclamação da República no Brasil. Nessa data, em 1889, no Rio de Janeiro, as tropas militares comandadas por Marechal Deodoro da Fonseca tomaram o poder e o Brasil passou de uma monarquia para um sistema republicano, modelo de governo adotado até os dias de hoje. De acordo com a Constituição Federal, a data é considerada feriado nacional e, por isso, muitos serviços e estabelecimentos têm seus horários de atendimento alterados. Confira a seguir o que vai abrir e o que estará fechado em Santa Cruz do Sul.

Mercados – O Sindigêneros (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios) dos Vales do Rio Pardo e Taquari informa que, conforme convenção coletiva de trabalho, as empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios (hipermercados, supermercados, minimercados, armazéns, etc.), que cumprem as cláusulas previstas na Convenção Coletiva de Trabalho, estão autorizados a abrir os seus estabelecimentos com o uso de mão de obra laboral respeitando o horário de domingo. O acordo vale para os municípios de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Venâncio Aires, Mato Leitão, Candelária e Vera Cruz.

Comércio em geral – Conforme a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, os estabelecimentos do comércio em geral do município estarão fechados no dia 15, retornando às atividades na quinta-feira, dia 16. A exceção são as lojas de redes varejistas, que seguem seu próprio cronograma de funcionamento.

Bancos – De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não haverá atendimento nas agências bancárias no Dia da Proclamação da República no feriado da próxima quarta-feira. Na data, as transações bancárias funcionarão normalmente nos canais digitais e em caixas eletrônicos. Caso precise entrar em contato com seu banco, o cliente deve procurar a Central de Atendimento deste nos canais digitais.

Correios – As agências dos Correios estarão fechadas na próxima quarta-feira. Toda a rede de atendimento volta ao funcionamento normal na quinta-feira, dia 16. No dia do feriado, os Correios seguem à disposição pelos canais digitais, no site www.correios.com.br. Para obter informações sobre produtos e serviços, rastrear objetos e consultar preços e prazos, os clientes podem contar com o suporte da atendente virtual Carol (chat).

Rapidinho – O Estacionamento Rotativo Pago nas quadras de Faixa Azul não tem operação no feriado, retornando na quinta-feira.

RGE – A companhia informa que os postos de atendimento presenciais não abrirão no 15 de novembro. Porém, o atendimento segue sendo realizado 24 horas pelos canais digitais. Basta acessar www.rge-rs.com.br, baixar o app CPFL Energia ou entrar em contato pelo call center 0800 970 0900 ou pelo WhatsApp 51 999550002. São mais de 30 serviços disponíveis como: solicitação da segunda via, ligação nova, alteração de titularidade, relato de interrupção no fornecimento de energia, acidentes na rede, dentre outros. Para comunicar falta de energia, o cliente deve enviar uma mensagem SMS com o seu código, disponível na conta de energia elétrica, para o número 27350.

Transporte coletivo – Conforme o Consórcio TCS os ônibus funcionarão com horários de domingo neste feriado.