Início Política Profissionais da educação receberão reajuste salarial de 17%

Profissionais da educação receberão reajuste salarial de 17%

Uma boa notícia animou os profissionais da educação em Santa Cruz do Sul esta semana. Na tarde de quinta-feira, 18 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), os secretários de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, e de Educação e Cultura, João Miguel Wenzel, acompanhados coordenador do Departamento de Recursos Humanos, Vanir Ramos de Azevedo, e a coordenadora de Departamento de Educação, Ivone Kirst, anunciaram o pagamento do piso nacional aos professores e outros profissionais da educação.
Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, João Miguel Wenzel, a partir do mês de agosto os servidores nas categorias de supervisor, orientador educacional e psicopedagogo também receberão acréscimo de 17% sobre o salário na folha de pagamento referente ao mês de julho. Com o aumento, o vencimento básico da categoria fica reajustado para R$ 2.507,24 para jornada semanal de 40 horas. Dos 17% do reajuste, 5% já vinham sendo pagos desde 1° de abril deste ano e os outros 12% serão pagos a partir de 1° de julho, após ser aprovado pelo Legislativo.
Conforme o Executivo, a medida beneficiará 65 profissionais e atenderá a uma importante reivindicação dos servidores. “É uma conquista merecida, pois estes profissionais levam a educação de uma forma brilhante e, sem dúvida, têm papel fundamental em realmente garantir qualidade ao ensino”, frisa Wenzel. “Devemos isso ao prefeito Telmo, que desde o início do governo vem trabalhando incansavelmente para cumprir esta promessa de campanha. Temos muito a agradecer”, sublinha.
 
RESULTADO DE ECONOMIA
 
O secretário de Administração e Comunicação Social, Edemilson Severo, salientou que o reajuste é mais uma promessa de campanha do prefeito Telmo Kirst que foi cumprida. “Graças às medidas de economia priorizadas neste governo, está sendo possível oferecer este merecido reajuste aos profissionais da educação que são dignos, sim, de uma melhor remuneração pelo rico trabalho que prestam”, declarou.
Supervisora no município há seis anos, Sandra Regina Haas da Fontoura comemorou a conquista emocionada. “Uma remuneração digna valoriza não só a nós, servidores, mas a educação como um todo, pois quando um profissional sente-se motivado, suas ações certamente são melhores também”, comentou. O projeto de lei nº 118, que prevê o reajuste, já foi encaminhado à Câmara de Vereadores. Se aprovado, o aumento incidirá sobre a folha de pagamento deste mês.
O prefeito Telmo Kirst disse que “esse esforço é fruto de um exaustivo processo de gestão baseado, principalmente, na contenção de gastos que possibilitam resgatar as demandas históricas que há muito tempo vinham sendo reivindicadas pelos educadores sem êxito. Reitero meu compromisso, em especial com as áreas da educação e saúde, pois ambas representam um elo que considero essencial entre o poder publico municipal e a nossa comunidade”, acrescenta.
 
AVANÇO
 
O presidente do Sindicato dos Professores do Município de Santa Cruz do Sul (Sinprom), Placio Fernando Simianer, considera o reajuste um avanço e reconhece o esforço do governo. “O Executivo atendeu uma reinvindicação da categoria e isso nos deixa muito satisfeitos. No entanto, ainda é preciso que o município regulamente a lei do Piso Nacional do Magistério em Santa Cruz, isto é, criar uma lei que determine que o salário base do magistério esteja atrelado ao Piso Nacional, o que significa reajuste automático em janeiro”, aponta.
DIVULGAÇÃO RJ

Agora, além dos professores, supervisores, orientadores educacionais e psicopedagogos também receberão o aumento
 
DECOM/PMSCS/Divulgação
Secretários e coordenadores anunciaram, na tarde de quinta, o pagamento do
Piso Nacional a partir de 1° de julho, após aprovação do Legislativo