O Curso de Técnicas Agrícolas e Gestão, promovido pelo Programa Arise – Alcançando a Redução do Trabalho Infantil pelo Suporte à Educação, liderado pela JTI, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Winrock Internacional (WI), com apoio da Prefeitura e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre, formou no dia 7 de março, as duas primeiras turmas do Centro de Formação Técnica do Jovem Rural em Arroio do Tigre. A cerimônia de formatura, realizada no Clube 25 de Julho, reuniu cerca de 400 pessoas, entre os formandos, pais, professores, poderes Executivo e Legislativo e demais convidados.
“Para que a sucessão familiar ocorra na propriedade rural, é preciso que o jovem receba uma educação contextualizada e, de fato, qualificada. É uma satisfação enorme perceber o entusiasmo dos 90 jovens formandos, nos faz crer que o programa realmente funciona”, destacou o diretor de Assuntos Corporativos e Comunicação da JTI, Flávio Goulart. O prefeito de Arroio do Tigre, Gilberto Rathke, demonstrou sua satisfação com o programa e salientou o seu incondicional apoio ao Arise. “O desenvolvimento de Arroio do Tigre deve partir da educação, de dentro da escola. Nesse sentido, a parceria com a JTI é fundamental, já que fortalece a tendência do jovem de se fixar na agricultura, setor que representa, hoje, 57% da nossa economia”, ressaltou.
Uilson Elesbão
Curso de Técnicas Agrícolas e Gestão teve solenidade de formatura
Entre os presentes na solenidade, destaque, também, para o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Werner, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do AT, Alceu Mergen, a diretora da Winrock International, Luísa de Siqueira, a oficial de Projetos da OIT, Márcia Soares, o secretário executivo da Agefa, Adair Pozzebon e o professor da EFA, Jair Staub.
Na ocasião, 90 jovens, com idade entre 14 e 17 anos, estudantes da 8ª série ao Ensino Médio, receberam certificados de conclusão do curso ministrado em parceria com a equipe da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). Ao todo, foram 180 horas de atividades, usando a metodologia da pedagogia da alternância, que incentiva os jovens a colocarem em prática, nas suas propriedades, o conhecimento adquirido durante as aulas.
CENTRO
O Centro de Formação Técnica do Jovem Rural foi lançado em julho de 2012. O local é uma das ações práticas do Programa Arise, com o objetivo de contribuir para a redução do trabalho infantil na cultura do tabaco, promover oportunidades de educação contextualizada para o jovem no meio rural e a valorização da sua propriedade. Até dezembro de 2013, a expectativa é qualificar cerca de 400 jovens do município com a expectativa de que o aprendizado possa ser implementado nas suas propriedades.














