Início Geral Programa Voluntários do Bem mobiliza comunidade para doação de livros e materiais...

Programa Voluntários do Bem mobiliza comunidade para doação de livros e materiais escolares

Iniciativa de colaboradores da JTI tem pontos de arrecadação em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz

Divulgação

Para ampliar o acesso de crianças e adolescentes à cultura e à educação, o Programa Voluntários do Bem (PVB) convida a comunidade de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz a doar livros e material escolar. A campanha de arrecadação iniciou no dia 18 de novembro e vai até o dia 08 de janeiro (para colaboradores) e beneficiará jovens em vulnerabilidade social da região. Os itens não precisam ser novos, porém, devem estar em boas condições de uso.

“Essa campanha reforça a importância do estudo, oferecendo às crianças e adolescentes os materiais necessários para que possam desenvolver suas atividades e ampliar seus conhecimentos”, afirma Marinês Kittel, Supervisora de Projetos Sociais da JTI. As doações serão entregues a instituições de ensino e entidades que realizarão a distribuição.

Quem quiser contribuir, pode deixar os itens, em horário comercial, no totem da campanha que está na Clip Graffite de 23/11 a 02/12/2020 (Rua 28 de Setembro, 226 – Centro, Santa Cruz do Sul) e na Imagem.com de 03 a 10/12/2020 (Rua Roberto Gruendling, 417 – Centro, Vera Cruz).  

Foto: Pixabay

PVB  

O Programa Voluntários do Bem é uma iniciativa de voluntariado corporativo da Japan Tobacco International (JTI) e conta, atualmente, com 71 pessoas dispostas a ajudar.  Seu principal objetivo é  engajar e incentivar os colaboradores em atividades sociais compartilhando seus conhecimentos com entidades filantrópicas que precisam de informações, ferramentas e soluções de gestão administrativa e operacional. “Nosso propósito vai além de doações, é oferecer para a comunidade o que os nossos colaboradores sabem fazer. Ou seja, aquilo que eles desenvolvem dentro da empresa diariamente e são treinados para executar. Dessa forma, colocamos esse conhecimento e expertise à disposição das entidades, comunidades e pessoas, deixando um legado em todas as pessoas envolvidas no processo”, destaca Marinês.

Com um pouco mais de um ano de existência, o programa atende a instituições sociais que apoiam causas envolvendo crianças, adolescentes e idosos com renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos, nas cidades de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu e Vale do Sol. As atividades são realizadas por meio de horas-trabalho dos voluntários.

Em 2020, uma das principais ações da iniciativa é o suporte e know how oferecidos à Associação de Projeto Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (AESCA) para a reestruturação dos processos de  Recursos Humanos. “Voluntariamente, os colaboradores da JTI que compreendem esse assunto e atuam com isso diariamente na empresa têm auxiliado a instituição a repensar e melhorar sua estrutura para ter mais eficiência e qualidade”, explica Marinês. Além disso, o programa realizou campanhas de conscientização sobre o Dia Mundial da Limpeza e sobre como destinar parte do Imposto de Renda a instituições sociais, somando até este momento mais de 870  horas de dedicação dos voluntários.

Entidades que tenham interesse em firmar uma parceria com o PVB podem enviar uma solicitação ao Comitê Gestor que direciona as demandas aos grupos de trabalho. Para isso, basta preencher o formulário disponível no link:  https://pt.surveymonkey.com/r/apoiopvb .