Início Educação Programas ensinam estudantes a valorizar os estudos e a proteger o planeta

Programas ensinam estudantes a valorizar os estudos e a proteger o planeta

EVERSON BOECK
[email protected]

Escolas de Santa Cruz do Sul estão recebendo voluntários que, através de projetos da Associação Junior Achievement do RS (AJA/RS), desenvolvem diversas atividades com alunos do Ensino Fundamental. Esta semana cerca de 160 alunos de 7ª e 8ª séries da Escola Estadual Alfredo J. Kliemann estão participando do programa Vantagens de Permanecer na Escola, desenvolvido pela AJA/RS. A iniciativa é uma promoção da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, por meio do seu Departamento de Responsabilidade Socioambiental (DRSA), em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores do município (Ajesc).
A coordenadora do DRSA, Najara Lourenço dos Santos, explica que o projeto busca apresentar aos alunos os benefícios dos estudos. Com a duração de um turno é aplicado em sala de aula por voluntários, vindos do meio empresarial os quais vêm compartilhar suas experiências com os jovens. “Eles trocam experiências com os alunos e relatam como os estudos ajudaram na sua vida profissional”, ressalta.
O programa compreende cinco momentos, que incluem um jogo de tabuleiro, análise de gráficos, elaboração de um orçamento, planejamento de carreira e um debate. Além dos alunos do turno da manhã, também participarão do projeto estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) que frequentam a escola no turno da noite.
Rosane de Moura, orientadora educacional da Escola, disse que outros projetos como este serão desenvolvidos pelo educandário. “Todas as escolas deveriam proporcionar este tipo de experiência para seus alunos. Nesta ação, os alunos são motivados a perceberem que cada ação deles hoje, vai influenciar no seu futuro quando estiverem no mercado de trabalho. Chega um momento no jogo que eles precisam decidir se param os estudos para irem trabalhar, que conseqüências isso poderá ter e uma série de outros questionamentos”, reforça.

VOLUNTÁRIOS

Na Escola Alfredo J. Kliemann dois voluntários participaram do projeto Vantagens de Permanecer na Escola: o engenheiro eletricista e empresário Marcus Adriano Thier e o dentista Antônio Rocha. Eles contam que participam dos projetos da Junior Achievement há vários anos porque acreditam que o jovem precisa ser estimulado a valorizar os estudos e acreditar no seu potencial. “Com uma troca de experiências eles percebem que apenas o estudo poderá dar maiores chances de trabalho e com isso poderão ganhar melhores salários na sua vida”, consideram.
Os voluntários frisam que após a realização dos projetos é possível perceber a melhora dos alunos. “Como participamos de vários projetos, temos um acompanhamento dos alunos que fazem parte deles e tanto no comportamento quanto no rendimento escolar se percebe uma evolução. E para nós, como profissionais e seres humanos, é muito gratificante colaborar nesse processo”, destacam.

NOSSO PLANETA, NOSSA CASA

Outro projeto da Junior que será desenvolvido no município este ano é o Nosso Planeta, Nossa Casa, dirigido a alunos de 4ª e 5ª séries.  Com a duração de um turno, é aplicado em sala de aula pelos professores, diferentemente do projeto Vantagens de Permanecer na Escola, que é realizado por voluntários. Busca conscientizar os jovens sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente.
Ambos os programas serão aplicados nas escolas municipais Felix Hoppe CEMEJA, José Leopoldo Rauber, Duque de Caxias e José Ferrugem, e nas escolas estaduais Alfredo J. Kliemann e José Wilke.

JUNIOR ACHIEVEMENT

Criada nos Estados Unidos, em 1919, a Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, não governamental e mantida pela iniciativa privada.  No Rio Grande do Sul foi fundada em 1994, financiada pela iniciativa privada, com o apoio da  Federação das Indústrias do RS (Fiergs), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul), Federação do Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecomércio) e a participação do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae). Desde 1997, através de uma parceria com a ACI, os programas da Junior passaram a ser aplicados no município