Início Economia Programas estaduais: Novas possibilidades para os agricultores familiares

Programas estaduais: Novas possibilidades para os agricultores familiares

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), o SindiTabaco e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) do Rio Grande do Sul realizaram na quarta-feira, 29, na sede da Afubra em Santa Cruz do Sul, uma reunião para debater novas possibilidades de participação dos fumicultores em Programas do Governo do Estado. Foram apresentados os programas Mais Água, Mais Renda e o de Secagem e Armazenamento de Grãos para as regiões produtoras de tabaco.
Segundo o secretário Adjunto da Seapa, Cláudio Fioreze, o principal objetivo do Mais Água, Mais Renda, além de incentivar a diversificação dos produtores, é de incrementar a produção de grãos no Estado. “Essa parceria, além de alavancar outras culturas para melhorar a renda do fumicultor, irá contribuir para suprir a demanda por grãos do Rio Grande do Sul, que tem grandes caminhos para absorver um aumento na produção agrícola de grãos, leite, suínos e outros”, explicou Fioreze, ao iniciar a reunião. Ao apresentar dados sobre a estiagem no Estado – são 60 milhões de toneladas de grãos perdidas desde 1985 e sete em cada 10 anos apresentam estiagens -, o adjunto argumentou que “a irrigação no Rio Grande do Sul é o melhor seguro agrícola e aumenta a renda para o produtor rural”.

Luciana Jost/Afubra

Cláudio Fioreze apresentou programas em reunião na Afubra

Especificamente para a área do tabaco, Fioreze explicou que a irrigação servirá para aumentar a produtividade e a qualidade da produção de todas as culturas, facilitar a diversificação, aumentar a produtividade da safrinha de milho e feijão e caminhar lado a lado com programas de correção do solo, agroindústria e secagem e armazenagem de grãos. “É preciso casar a irrigação com a secagem e armazenagem para que o produtor possa vender essa produção na entresafra e garantir bons preços”, disse Fioreze. De acordo com ele, a ideia é de aproveitar as estufas de fumo para a secagem dos grãos, via financiamento do Pronaf.
Com a participação de técnicos da Emater e das indústrias fumageiras a reunião terminou na parte da tarde com um próximo encontro marcado para o mês de julho. Segundo o gerente de Assuntos Corporativos da Afubra, engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, até lá as fumageiras e SindiTabaco, Seapa, Emater e Afubra irão conversar internamente a melhor forma de colocar em prática os Programas do Governo do Rio Grande do Sul.