Início Geral Projeto Despertar contribui para o avanço na formação de alunos

Projeto Despertar contribui para o avanço na formação de alunos

Jéssica Ferreira
[email protected]

Uma iniciativa que tem por intuito prevenir e combater o trabalho de menores de 18 anos nas lavouras. Assim funciona o Projeto Despertar querecentemente completou seu quinto ano de atuação. Através dele, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész de Vera Cruz, têm participado de atividades envolvendo educação, cultura, lazer e esportes em turno inverso ao das aulas. Na última quinta-feira, 19 de novembro, foram apresentados os balanços de tudo o que já foi realizado até agora. 
Criado em 2010, os resultados do projeto podem ser percebidos na empolgação dos estudantes, na dedicação dos professores e no olhar orgulhoso dos pais que estiveram no ginásio da escola na manhã de quinta-feira. A apresentação dos resultados foi feita pelas mantedoras da iniciativa: a Alliance One Brasil, a Fundação Altadis, pertencente ao grupo Imperial Tobacco, e a Prefeitura de Vera Cruz, através das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, com apoio do Círculo de Pais e Mestres da EMEF Jacob Blész. Também estavam presentes na solenidade autoridades e imprensa.
 

O projeto
O projeto Despertar atua em uma comunidade que tem como sua principal atividade econômica a produção de tabaco. A iniciativa consiste em combater o trabalho infantil nas propriedades rurais, através de oficinas de aprendizagem, desenvolvimento esportivo, artístico e cultural, além do estímulo à educação ambiental. Durante esses cinco anos de projeto, foram cerca de 600 alunos beneficiados em mais de cinco mil horas de atividades.
Na solenidade de apresentação do balanço do projeto, esteve presente o ex-aluno da escola, Jonathan Carvalho, que participou de aulas de violão proporcionadas pelo Despertar, e que hoje integra a dupla musical Dodô e Darlei. “Quero agradecer em nome de todos os alunos que passaram pelo projeto e dizer que todos vocês fizeram a diferença em nossas vidas”, declarou. Após as palavras, a dupla emocionou a todos os presentes ao cantar e tocar a música Querência Amada, de Teixeirinha.
Segundo o Diretor Regional da Alliance One – América do Sul, Alexandre Strohschoen, em 2014 o projeto deu mais um grande passo, envolvendo a inserção das mães dos alunos através de oficinas profissionalizantes, culturais e esportivas. Com uma apresentação de dança, as 24 mães participantes das atividades neste ano, demonstraram um pouco do que já aprenderam. “A participação mais efetiva das famílias proporcionou uma importante evolução nas ações do projeto. Agora o aprendizado não fica só na escola, é compartilhado com todo o núcleo familiar”, disse Alexandre.

Junio Nunes

Oficina de música envolvendo tradicionalismo é uma das atividades do projeto

Balanço dos resultados
Em 2015 o avanço na formação de 180 estudantes ocorreu através das apresentações de oficinas de violão, percussão, danças gauchescas e capoeira. Para a diretora da EMEF Jacob Blész, Adriana Pedrobon, o projeta contribui para a permanência dos alunos na escola. “Nós, professores, percebemos a evolução do desenvolvimento intelectual dos alunos, oportunizando a abertura de novos horizontes e objetivos dos estudantes”, ressaltou.
A diretora da Fundação Altadis, com sede na Espanha, Inês Cassin, veio ao Brasil para acompanhar de perto os avanços do projeto -, e compartilhou a satisfação ao perceber o envolvimento das famílias e dos monitores para garantir a formação de cidadãos do bem. A Prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry, destacou que mais do que despertar os estudantes, o projeto transforma vidas, através da evolução das pessoas e da sociedade.
Durante a solenidade o público presente pode também conferir os trabalhos realizados pelos estudantes e pelas mães nas oficinas de artesanato, meio ambiente, esporte, brinquedoteca e acompanhamento pedagógico. O projeto Despertar integra as ações do Instituto Crescer Legal, uma iniciativa do SindiTabaco.