Início Geral Qualidade de vida | ESF Faxinal inaugura novo espaço de atividades da...

Qualidade de vida | ESF Faxinal inaugura novo espaço de atividades da Rede Bem Cuidar

No ato, secretária de Estado Arita Bergmann anunciou a conquista do Selo Ouro como Unidade Amiga do Idoso

Autoridades fazem o descerramento da placa inaugural da obra de ampliação
Invistanasuaimagem

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) Faxinal celebrou em clima de festa na tarde do dia 4, a ampliação de sua estrutura física para melhor atender à população do Bairro Faxinal Menino Deus e arredores. Por meio do Programa Avançar Saúde, Santa Cruz do Sul recebeu do governo do estado R$ 179.700,65 para reforma da unidade de saúde que compõe a Rede Bem Cuidar. O recurso foi aplicado principalmente na cobertura do espaço destinado à realização de atividades físicas. O ato de inauguração contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.

Contemplando a proposta da Rede Bem Cuidar – desenvolvida pelo Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde (PIAPS) e que comporta uma unidade de saúde por município -, a ESF Faxinal conta com uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Na unidade, são atendidas 4,2 mil pessoas que, além dos atendimentos de rotina, têm à disposição grupos de idosos, de atividades físicas, de gestantes, além de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs), como auriculoterapia e reiki, entre outros serviços.

Com a ampliação em mais 84 metros quadrados e a colocação de cobertura, será possível realizar atividades físicas mesmo em dias de chuva ou sol forte. A intervenção, que foi realizada de março a junho pela empresa Brenda R. de Freitas Eireli, de Vale Verde, contemplou também a colocação de piso na área externa, guardas corpos e pintura externa de toda a edificação.

Autoridades, convidados e usuários da ESF Faxinal prestigiaram a inauguração da reforma, que contou com momentos de muita descontração, protagonizados pelo Projeto Caravana da Alegria, conduzido pelo comunicador Fernando Vilela. Composto por artistas voluntários, o grupo é reconhecido por levar diversão e entretenimento a várias instituições locais, através da música e da dança, e abrilhantou o evento com instrumentos musicais e diversas canções.

No início da cerimônia, Honilcio Ferreira de Oliveira, um dos mais antigos usuários da ESF Faxinal, foi convidado para apresentar um breve relato de experiência às autoridades presentes. Ele, que é atendido há mais de 30 anos nesta unidade de saúde, recebendo acompanhamento clínico e fisioterapêutico e participante ativo do grupo de atividades físicas, disse só ter a agradecer pelo serviço humanizado. “Somos privilegiados pelo atendimento excelente, rápido e pela boa maneira de tratar da equipe”, garantiu.

Honilcio Ferreira de Oliveira
Jaime Fredrich

E foi em decorrência deste atendimento diferenciado que a ESF Faxinal recebeu o Selo Ouro de Unidade de Saúde Amiga do Idoso, anunciado pela secretária estadual da Saúde durante o evento. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que estamos na unidade de saúde que é orgulho para o estado do Rio Grande do Sul”, disse Arita Bergmann, ao parabenizar a prefeita Helena Hermany, o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde Elstor Desbessell e toda a equipe que trabalha no atendimento aos idosos referenciados pela ESF. Ela disse que, em todo o estado, até agora, apenas 12 unidades conseguiram atingir as metas necessárias para ganhar este mérito. Depois de cantar e dançar com a Caravana da Alegria, Arita parabenizou a prefeita Helena pela atenção dedicada à população idosa: “nós chegamos aqui e vemos que o que prevalece é a alegria, pois a senhora tem sido referência, tem sido um exemplo de cuidado com todo o ciclo de vida”. Ela adiantou que o governo estadual deve anunciar, ainda neste mês, mais 100 projetos de ampliação e reforma de unidades de saúde que integram a Rede Bem Cuidar.

A prefeita Helena, emocionada com o reconhecimento, parabenizou os profissionais da saúde pelo trabalho que desempenham no município e pediu à secretária Arita que repasse seus agradecimentos ao governador Eduardo Leite, pelo envio de recursos para a obra da ESF Faxinal e, agora, o Selo Ouro conferido pela qualidade do serviço prestado. Aos grupos de idosos presentes, Helena aconselhou que sigam mantendo o entusiasmo pela vida: “que possamos continuar dançando, cantando, rindo, tocando música, porque isso é saúde e qualidade de vida e assim, se estamos felizes, precisamos cada vez menos do posto de saúde”.

A parceria entre o município e o governo estadual, que tem rendido bons frutos para a saúde pública de Santa Cruz do Sul, foi celebrada na fala do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde Elstor Desbessell, já que, na avaliação dele, os esforços conjuntos têm possibilitado importantes melhorias no cuidado com as pessoas. “Santa Cruz do Sul é a terra da alegria, da festa, da Oktoberfest mas, acima de tudo, a terra que faz muita saúde e cuida da saúde das pessoas”, declarou.

Selo Ouro de qualidade

O Selo Ouro de Amiga do Idoso é uma certificação conferida às unidades de saúde que se destacam por desenvolver ações direcionadas à promoção do envelhecimento saudável e fortalecimento das redes de atenção e proteção às pessoas idosas. Um ciclo de avaliações de indicadores é levado em consideração para comprovar uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada aos usuários idosos.

De acordo com o gestor da Rede Bem Cuidar no município, psicólogo Marcelo Augusto Ferreira, para a ESF Faxinal alcançar o mérito foi desenvolvida uma série de ações, como melhorias na estrutura física, na acessibilidade, investimentos nos grupos de educação em saúde, de atividades físicas, visitas domiciliares e forte atuação da equipe multidisciplinar. No ano passado, a ESF Faxinal havia alcançado as metas para receber os selos prata e bronze, que correspondem aos ciclos anteriores.

Na visão do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde Elstor Desbessell, a conquista do Selo Ouro é o “primeiro passo para que Santa Cruz do Sul possa receber o Selo de Município Amigo do Idoso como um todo” que, de acordo com ele, é um sonho da Administração Municipal para o qual vários esforços vêm sendo direcionados.