Início Geral Quatro foragidos recapturados no último fim de semana

Quatro foragidos recapturados no último fim de semana

Luana Ciecelski

Major Azevedo: “O trabalho está sendo feito”

Luana Ciecelski
[email protected]

Era 10h15 da manhã de sexta-feira, 13 de junho. Uma patrulha rotineira passava pela rua Léo Kraether, no bairro Belvedere, quando os dois patrulheiros avistaram um indivíduo que não lhes era estranho. O homem trabalhava em uma obra no Residencial Belle Ville. Ele foi abordado pelos brigadianos que o revistaram e em seguida o identificaram como Gerson Franca, de 24 anos.  Seu nome foi consultado no sistema e o resultado, já esperado, veio: ele estava foragido.
O mesmo aconteceu com João Luis da Silva, de 32 anos. Era inicio da madrugada de sábado, 14 de junho, quando ele foi abordado na rua por dois policiais militares que o reconheceram apesar do estado de embriaguez em que se encontrava.
O indivíduo foi levado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), e ao colocar seu nome no sistema, o Policial Civil que estava de plantão constatou que ele também era tido como foragido do sistema prisional. Em contato com a Penitenciária Regional, ficou-se sabendo que o homem era prisioneiro do sistema semiaberto e que deveria ter se apresentado no presídio às 21 horas. Em função de sua ausência, às 22 horas foi lançado seu nome no sistema como foragido.
Esses foram dois dos quatro casos de prisão de foragidos que aconteceram no último fim de semana. Além deles, Gerson Evandro Flores, de 33 anos foi capturado também pela Brigada Militar a partir de uma denúncia feita, e Adenilton José Mello da Silva de 30 anos, foi abordado na rua por patrulheiros. Gerson estava em um evento, no Ginásio EMEF Cristiano Schmidt, em Linha Rio Pardinho, quando foi preso em flagrante, por volta das 15 horas de sábado, 14 de junho. Já Adenilton andava na rua, portando uma chave micha, utilizada em roubos de carros, às 2h20 da madrugada de domingo, 15 de junho.
Todos eles haviam fugido do Presidio Regional de Santa Cruz do Sul. De acordo com o titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), delegado Luciano Menezes, os prisioneiros Gerson Franca, João Luiz da Silva e Gerson Evandro Flores foram condenados por estupro. Já Adenilton José Mello, também conhecido como “Sabão”, é um conhecido furtador de veículos.
O subcomandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Ailton Azevedo, explicou que essas capturas nada mais são do que um reflexo do trabalho de prevenção e antecipação dos delitos que a Brigada Militar tanto se empenha em realizar. Segundo ele, a instituição de uma Patrulha Móvel que trabalha com ações rotineiras de abordagens tem um papel fundamental. “Todos os dias, em determinados locais, são abordadas várias pessoas que têm seus nomes consultados no sistema. Se o indivíduo está em débito com a Justiça ele é reencaminhado ao sistema prisional”, explicou.

 

Giro Policial

Atropelamento

Um idoso foi vítima de um atropelamento no último fim de semana. Um caminhão trafegava pela BR 471, na localidade de Rio Pardinho, por volta das 18 horas de sexta-feira, 13 de junho. Ele seguia no sentido Santa Cruz- Sinimbu, próximo ao Km 103, quando atropelou o homem que caminhava pelo lado direito da pista. A Brigada Militar foi até o local e realizou o teste do bafômetro que não acusou álcool no sangue do motorista. A vítima foi identificada como Nelson Vitalis, 67 anos, morador de Linha Rio Pardinho.

Perseguição policial

Na tarde de sexta-feira, 13 de junho, por volta das 14h30 o Grupo Rodoviário de Santa Cruz do Sul recebeu uma denúncia de um veículo que estaria trafegando em zig-zag pela pista no sentido Venâncio Aires-Santa Cruz. Em consulta à placa do veículo no sistema, constatou-se que o mesmo estava em situação de irregularidade. Diante disso, os policiais imediatamente montaram barreira para dar inicio a uma tentativa de abordagem, no entanto, quando o condutor se aproximou, ao invés de parar como lhe foi solicitado, ele acelerou o veículo em direção ao agente de trânsito, que teve que se jogar no chão para não ser atropelado, e fugiu seguindo pela rodovia em direção à Vera Cruz. Iniciou-se então uma perseguição que contou com o apoio de guarnições de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Candelária, onde foi finalmente alcançado e abordado. Nesse momento constatou-se que o homem possuía claros sinais de embriaguez e que sua CNH e direito de dirigir estavam suspensos. Ele foi preso em flagrante.

Tentativa frustada

Um homem tentou assaltar um taxista no sábado, 14 de junho, por volta das 18h50, na rua Capitão Fernando Tatsch, bairro Goiás, e se deu mal. De acordo com o relato do taxista à polícia, dois indivíduos se aproximaram, próximo à esquina com a rua Castro Alves, pediram que o motorista parasse, roubaram o dinheiro e fugiram a pé. No momento, a vítima não reagiu, mas assim que se viu livre dos assaltantes, ele acionou pelo rádio os colegas que imediatamente vieram em seu socorro. Não demorou muito e um dos taxistas que havia ouvido o pedido e estava parado na esquina da rua Castro Alves, localizou os assaltantes e os surpreendeu. Um deles conseguiu fugir, o outro, no entanto, ficou em poder dos taxistas que se reuniram e passaram a agredir o ladrão até que a Brigada Militar chegou no local. O assaltante, identificado como Diego da Fontoura, de 27 anos, foi levado pela BM para o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz e em seguida à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) onde foi preso em flagrante.

Batida

O acidente que ocorreu na manhã de ontem, 16 de junho, na Rua Marechal Floriano próximo a Travessa Thomas, deixou uma motociclista ferida. A moto em que ela estava colidiu frontalmente com um Uno, ambos com placas de Santa Cruz. A vítima, condutora de uma Biz, foi encaminhada pela ambulância do Corpo de Bombeiros para o Pronto Atendimento (PA) do SUS, no Hospital Santa Cruz, com uma fratura na perna. De acordo com relatos do condutor do Uno, ele seguia em direção ao Bairro Arroio Grande quando um coletivo parou para pegar passageiros, ele precisou desviar e acabou colidindo com a motociclista, que vinha no sentido contrário.