Início Sem categoria Quem é o grupo que tem discutido medidas contra a Covid-19 em...

Quem é o grupo que tem discutido medidas contra a Covid-19 em Santa Cruz

Secom

Diariamente, um grupo formado por 28 participantes se reúne virtualmente para discutir medidas que dão os rumos do enfrentamento à Covid-19 em Santa Cruz do Sul. Criado pelo prefeito Telmo Kirst no dia 17 de março, quando a pandemia ainda estava no início em muitos países, o Gabinete de Emergências se articula para reduzir o impacto da doença no município, tanto em relação à saúde das pessoas quanto à economia local. É ele que assessora o chefe do Executivo para que as ações sejam tomadas.

Diante da importância de traçar o melhor caminho para todos os setores e a comunidade em geral, diversas entidades estão representadas. Além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, que incluem profissionais das vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, também participam médicos de instituições, como o infectologista Marcelo Carneiro, do Hospital Santa Cruz, a médica da Brigada Militar, capitão Marília Ertel Vitola, e o tenente Wesley Silva de Oliveira, do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB).

O Gabinete de Emergências é ainda responsável por analisar a legalidade das ações e os reflexos delas para Santa Cruz. Por isso, advogados, Ministério Público e empresários compõem a comitiva para deliberações. “Entendo que as ações devem ser muito assertivas neste momento. Fico feliz que esses profissionais, que são capacitados dentro de suas áreas, tenham aceitado o meu convite”, diz o prefeito Telmo Kirst.

De acordo com a titular da 2ª Promotoria de Justiça Cível, Nádia Baron Ricachenevsky, a participação direta viabiliza que o Ministério Público possa analisar previamente e sugerir aspectos legais, jurídicos e práticos das deliberações. “Contribui não só para a tomada de decisões coerentes junto ao grupo, que possui alta capacidade técnica e humana, mas também para que de fato não haja protagonistas nesta grande luta pela saúde de nossa população, se revelando um trabalho de fôlego coletivo para superar este grave momento.”

A promotora também comenta a atuação do grupo. “Pessoalmente, tenho presenciado que as decisões do Gabinete com relação ao combate da Covid-19 em Santa Cruz do Sul, têm sido pautadas pela busca do bem comum e da preservação da saúde dos munícipes e, por isso, me sinto honrada em integrar este grupo, buscando ser útil e efetiva aos legítimos interesses dos santa-cruzenses.”

Diretora de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim destaca a importância da participação da universidade. “Estamos presentes em vários aspectos, como os cuidados com a população em geral, suporte de profissionais da saúde, EPIs e diagnóstico da doença”, lembra.

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Cruz e advogada há 25 anos, Rosemari Hofmeister reforça o compromisso de profissionais da área para defesa da cidadania e princípios constitucionais. “No enfrentamento de uma pandemia que não só atinge a saúde das pessoas, mas todo o sistema de saúde, a economia e demais setores da sociedade, a OAB está cumprindo seu papel institucional. Participa do Gabinete de Emergências na busca do que é melhor para todos, protegendo a vida das pessoas e garantindo o direito de todos, sem esquecer dos demais aspectos do desenvolvimento da comunidade neste momento ímpar da história da humanidade.”

Para o comandante do 7º BIB, tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa, o apoio das Forças Armadas tem sido frequente em todos os países com casos de Covid-19. “No Brasil não é diferente. A expertise em lidar com problemas inéditos e complexos inerentes à profissão militar permite o assessoramento ao Gabinete, a fim de subsidiar as decisões do Poder Executivo. Também colocamos à disposição a capacidade técnica-profissional dos militares do Batalhão em participar das ações no combate ao vírus. Estamos preparados para ajudar o município na montagem de hospitais de campanha, no controle da circulação de pessoas nas ruas, na ajuda em campanhas de doação de sangue, na distribuição de medicamentos ou alimentos, nas campanhas de vacinação, na garantia no abastecimento de itens básicos para a população, dentre outras”, afirma.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, a atuação conjunta dos profissionais proporciona mais segurança às decisões da Prefeitura. “Estamos preocupados com a saúde das pessoas e também com a fome e o sustento de famílias. Avaliamos o cenário pelo qual passamos, porém, ainda com muitas dúvidas. Entretanto, é preciso lembrar que somente as medidas anunciadas pelo poder público não serão suficientes nesta batalha. É necessário que a comunidade entre na luta, atenda nossas orientações e reforce seus cuidados.

Quem faz parte do grupo:

  • Secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior;
  • Secretário municipal de Administração e Transparência, Eduardo Wisniewski;
  • Procuradora-geral do Município, Tricia Schaidhauer;
  • Comandante do 7º BIB, Fernando Barcellos da Rosa;
  • Reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer;
  • Promotora do Ministério Público, Nádia Baron Ricachenevsky;
  • Comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Giovane Paim Moresco;
  • Coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis;
  • Presidente da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), Rosemari Hofmeister;
  • Presidente da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Schwingel;
  • Diretora Operacional do Hospital Ana Nery, Sandra Weiler;
  • Médico infectologista do Hospital Santa Cruz, Marcelo Carneiro;
  • Diretora do Hospital Monte Alverne, Rosângela Wehner Renz;
  • Médico do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), tenente Wesley Silva de Oliveira;
  • Médica da BM, capitão Marília Ertel Vitola;
  • Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Salete Faber;
  • Diretora de Inovação e Pesquisa da Unisc, Andreia Valim;
  • Supervisora médica da Atenção Básica do município, Clauceane Venzke Zell;
  • Coordenadora da Vigilância Sanitária, Lizete Plotzki;
  • Responsável pela Vigilância Epidemiológica, Luciane Weiss Kist;
  • Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Técnicos da Vigilância Epidemiológica da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde.