Início Especiais Quem ou o que será responsável pela destruição da Terra?

Quem ou o que será responsável pela destruição da Terra?

Régis Estevez*
 
Assombrados todos nós ficamos com as notícias divulgadas nas últimas semanas** sobre a aproximação de um asteroide sobre a Terra e, mais ainda com as coincidências cósmicas como a do meteorito que invadiu o céu na Rússia ferindo mais de 1000 pessoas, ou ainda, na mesma noite, quando um risco estelar, se é que posso dizer assim, foi visto no céu dos Estados Unidos e de Cuba.
Fato é que com relação aos fenômenos como esses não temos o que fazer senão torcer para que os fragmentos ou meteoritos produzam a menor devastação possível no planeta, possibilitando que, como em uma viagem ao Elo Perdido, os sobreviventes se agrupem para formar uma nova raça humana e reconstruir o planeta.
Sem contar a parte cinematográfica, digna de Spielberg, de todos esses eventos do cosmo que dividiram espaço na mídia com a renúncia do Papa Bento XVI e com a ressaca de carnaval, ficou na cabeça da maioria das pessoas o que elas fariam se algo tão dramático e devastador ocorresse no planeta.
Mas por que se preocupar dessa forma se nós mesmos já estamos tratando de acabar com qualquer chance de sobrevivência na Terra com o comportamento que adotamos perante ela?
A humanidade indaga sobre fenômenos tão incontroláveis e devastadores, mas não consegue olhar para o próprio umbigo e avaliar que está enterrando o planeta em uma cova profunda. Só que em doses homeopáticas. Mas disso o povo não gosta. O povo gosta do espetáculo, do show, do evento cataclísmico quase sobrenatural, um castigo dos céus, a punição do Universo e do Criador contra a criatura. Aí sim, o povo comenta, fala, discute, pesquisa e se informa, provavelmente comendo em um fast-food, ou escutando a notícia no rádio do carro e jogando pela janela, o saquinho dos salgados, a ponta de cigarro, a lata de cerveja.
Não! A humanidade não está preocupada em morrer homeopaticamente porque não lhe parece doloroso nem assustador, não tem drama, não tem correria nas ruas, câmeras de tv registrando o “gran finale” da vida humana.
A verdade é que embora muitas frentes lutem pela preservação do planeta com ações de organizações não governamentais, ativistas e ambientalistas, toda essa luta está caminhando para ter sido em vão.
A humanidade não cumprirá no prazo urgente, as medidas necessárias para evitar a própria destruição. Não há interesse dos governos em reduzirem suas cotas de emissão de poluentes, não há interesse do agronegócio em não plantar transgênicos e reduzirem o desmatamento e pasmem, não há interesse individual das pessoas em melhorar sua qualidade de vida, seu futuro e de seus próprios filhos e netos adotando um comportamento, no mínimo, responsável.
Não existe um lado certo para tentar consertar a situação do planeta. Não tem que ser debaixo para cima (população para governantes) e nem vice-versa. Tem que ser em todos os setores e ao mesmo tempo. Não deve ser uma mudança ditada por regras ou leis embora elas sirvam para organizar o processo, mas, sobretudo, deve ser uma mudança conceitual e comportamental coletiva. E acredite, a questão é tão urgente quanto a queda de um meteorito sobre a Terra, e a devastação, infelizmente, já tem números alarmantes em todo o mundo.
A extinção de recursos naturais não vai acontecer, ela já está acontecendo e é preciso enxergar isso e agir imediatamente.
O problema não é local, é planetário, mas a solução, sim, deve ser local com a mudança do comportamento que você adota em seu dia a dia. Não cabe mais viver sem pensar na sua parcela de responsabilidade sobre o outro e sobre tudo que ocorre a sua volta. Não dá para ser o esperto porque outro fará o que você não fez. Não dá para fechar os olhos para o desmatamento, o aquecimento global, a poluição, o esgotamento dos recursos hídricos e ficar sentado na frente da televisão assistindo tudo de camarote, até porque você é uma das vítimas do que vai acontecer com o planeta, mas, sobretudo, é também, corresponsável.
Olhar para o céu e esperar que um meteorito caia sobre a Terra e aniquile o planeta ou olhar para frente e observar como é que a própria humanidade está preparando a sua extinção? O que você vai fazer, afinal?
 

 *Régis Estevez é editor executivo do site Eco Reserva e produtor de documentários sobre o meio ambiente e questões sociais
 
**Texto originalmente divulgado em 17 de fevereiro de 2013, no site Eco Reserva

http://www.ecoreserva.com.br/eco-news/colunistas/837-quem-ou-o-que-sera-responsavel-pela-destruicao-da-terra
 
Rolf Steinhaus


 
A extinção de recursos naturais não vai acontecer, ela já está acontecendo e é preciso enxergar isso e agir imediatamente