Início Educação Rafael Henn toma posse como reitor da Unisc

Rafael Henn toma posse como reitor da Unisc

Ricardo Gais
[email protected]


Luciana Mandler
[email protected]

Foto: Ricardo Gais/RJ

Ocorreu na tarde desta terça-feira, 21, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a posse da nova reitoria da Instituição. O reitor Rafael Frederico Henn e a vice-reitora Andréia Rosane de Moura Valim assumem a gestão 2022/2025. A eleição ocorreu nos dias 9, 10 e 11 de novembro, com a aprovação de 96,42% dos votantes. 

Na cerimônia estiveram presentes convidados e autoridades. Em entrevista à imprensa, Henn destacou que, sem dúvidas, este é o ápice da sua carreira. “Nunca imaginei ser vice-reitor e após reitor numa Instituição do tamanho desta universidade. Só posso dizer que é um momento muito feliz e muito gratificante”, destaca.

O reitor aproveitou para falar também dos desafios neste momento em que o País busca sair da pandemia de Covid-19. “Não há dúvida nenhuma e, nós temos dito isso, que não há nenhuma perspectiva de melhora a curto prazo, não só pela economia, mas também no ensino superior. Mas quem já está na gestão, como é o meu caso e o da vice-reitora Andréia, nós já conhecemos os problemas e também as potencialidades que temos para superá-los. Na verdade, estamos felizes, otimistas pelas potencialidades que temos”, frisa.

Para 2022, Henn reforça que o projeto de reinvenção pedagógica será mantido e fortalecido. “Fizemos ele em 2019, quando não pensávamos em pandemia. Sua forma e a metodologia de trabalho vêm muito ao encontro das exigências postas para a educação, para a forma de ensinar e aprender que a pandemia nos colocou”, aponta. “Em 2022 será o terceiro ano da reinvenção e num curso que tem quatro ou cinco anos estamos praticamente na metade”, completa.

Para o próximo ano, Henn encerra ao dizer do desafio que será a captação de novos alunos. “Nosso grande desafio neste momento vai ser usar mais as estruturas, mas, sobretudo, aquelas disciplinas que são mais teóricas, conseguir utilizar uma metodologia de tal forma que na presencialidade seja um momento muito rico para o aluno, porque ele percebeu durante a pandemia que a atividade remota também é uma atividade que pode ser enriquecedora”, reflete. “Então, quando ele vir para cá, realmente tem que ser um momento único, um momento rico para o aluno”, conclui.

Rafael Frederico Henn é administrador, engenheiro mecânico, especialista em Gestão Empresarial e mestre em Administração e Negócios. Também é professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc.

Andréia Rosane de Moura Valim é farmacêutica, mestre em Ciências Biológicas, bioquímica e doutora em Biologia Celular e Molecular. Atualmente, é diretora de Inovação e Empreendedorismo e professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc.